Logo CNA

CNA define propostas emergenciais de apoio ao produtor de grãos
Milho

Tema foi discutido na reunião da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas

23 de janeiro 2024
Por CNA

Brasília (23/01/2024) – A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na segunda (22), para definir com as federações estaduais um conjunto de medidas emergenciais de apoio aos produtores de soja e milho impactados por questões climáticas na safra de grãos 2023/2024.

A CNA vai apresentar as demandas na próxima reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Soja, que está marcada para o dia 30 de janeiro.

As medidas emergenciais incluem: prorrogação de prazos de reembolso da contratação de crédito de custeio e investimento com as mesmas condições e encargos financeiros acordados inicialmente; atualização dos preços mínimos do milho e do trigo; e a regulamentação do fundo de catástrofe (Lei Complementar nº 137/2010), em paralelo à modernização do seguro agrícola para grãos.

Reunião da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas Reunião da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas

No encontro, os representantes relataram a situação atual com os problemas decorrentes do clima e apontaram medidas urgentes que precisam ser implementadas. O presidente da Comissão, Ricardo Arioli, destacou que o momento é muito desafiador para os produtores de soja e milho no Brasil.

“Temos várias áreas críticas com a instabilidade climática, com quebras de safras regionalizadas, afetando e prejudicando os produtores rurais. Precisamos com urgência dessas medidas emergenciais”, defendeu Arioli.

Ainda segundo Arioli, “essas medidas que a CNA deve propor ao governo, em conjunto com as Federações e principais setores da cadeia, visam socorrer os produtores rurais e estimular o plantio da segunda safra”.

Matérias Relacionadas