Logo CNA

Minas Gerais

Novidade: único no Brasil, curso piloto de Mapeamento de Propriedades é realizado no Norte de Minas

7 de agosto 2020

Por: SENAR MINAS

Montes Claros recebe esta semana o curso piloto Mapeamento de Propriedades, o primeiro do tipo no Brasil. O treinamento permite um melhor entendimento das propriedades rurais em suas distribuições de áreas e de talhões. Na prática, o mapeamento geográfico vai dar as respostas certas aos produtores sobre quais áreas dão lucro ou prejuízo na propriedade. A iniciativa é do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, realizada em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros e de Janaúba.

Segundo o instrutor Cleverson Vieira Pires, muitas vezes, calcula-se a produção sem se preocupar com o índice de produtividade. “O mais importante é saber quanto se colheu por área e qual foi o gasto por hectare, pois a área pode estar consumindo muito e dando pouco retorno. Com o mapeamento da propriedade, conseguimos elaborar o cálculo individualizado por hectare e, assim, ter o resultado de lucro, da margem líquida e margem bruta por hectare e por saca, e assim ter índices palpáveis”, explicou.

Novidade: único no Brasil, curso piloto de Mapeamento de Propriedades é realizado no Norte de Minas

Tecnologia para produtividade

Thaíse Ohana Moura Fernandes (foto abaixo) é aluna de doutorado da UFMG em Montes Claros e foi uma das participantes desse piloto. Ela acredita que o curso está sendo muito importante para a sua formação, pois mapeamento é a caracterização da sua área de estudo. “Profissionalmente, quando for trabalhar em campo, também vai ser muito útil, pois é uma ferramenta que pode ser utilizada para ter cada vez mais precisão para aumento da produtividade e, assim, aumentar a lucratividade do produtor e também ganhar tempo na realização dos trabalhos”, avalia.

O analista técnico de Formação Profissional Rural do SENAR, Luiz Felipe Xavier Carvalho, foi o idealizador do curso. Segundo ele, a tecnologia no meio rural é uma realidade mundial e, no Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, não é diferente. “Esse é o primeiro de outros cursos que estão por vir envolvendo o tema de geotecnologias. As informações georreferenciadas de uma propriedade especificadas em um mapa permitem o produtor ter um gerenciamento mais assertivo, como fazer uma compra de insumos pela área produtiva, descontando as estradas, drenos, árvores e etc. Isto já gera uma economia na hora da aquisição”, afirma.

Novidade: único no Brasil, curso piloto de Mapeamento de Propriedades é realizado no Norte de Minas

Thaíse Ohana Moura Fernandes, aluna do curso

Os estudos são realizados através de programas simples, acessíveis e gratuitos, para que o mapeamento seja feito sem nenhum custo. Assim, pequenos produtores também podem ter acesso à agricultura de precisão de forma prática e imediata.

Pioneirismo

Para o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Montes Claros, Dirceu Martins, o Sistema sai na frente com esse curso. Ele considera um privilégio a escolha da região do Norte de Minas para realização do piloto. “Nessa época de mudanças rápidas no agro, com a agricultura de precisão proporcionando uma produtividade cada vez maior ao setor, mais uma vez o SENAR possibilita aos produtores ter um pacote de treinamentos: Mapeamento de Propriedades, Operação de Drones e Operação de GPS voltados para a agricultura de precisão, trazendo aos técnicos, produtores e a quem atua no setor do agronegócio ferramentas para melhorar a produtividade e a gestão das propriedades rurais”, disse.

“Esse é o primeiro curso no Brasil de Mapeamento de Propriedades, o que mostra que o Sistema FAEMG/SENAR/INAES está focado em levar ao campo o Sistema de Informação Geográfico – SIG para auxiliar a produção, pois muitas vezes é mais fácil interpretar um mapa que uma planilha”, compara Luiz Felipe Xavier. Além de o aluno conseguir mapear e identificar nos mapas os diferentes talhões, reservas, áreas de preservação ambiental e infraestruturas, ele ainda aprende a fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é exigido para as propriedades, abrindo espaço para prestação de serviços, acrescenta Luiz Felipe.

Novidade: único no Brasil, curso piloto de Mapeamento de Propriedades é realizado no Norte de Minas

Imagem gerada no mapeamento