Logo CNA

Senar promove seminário de Agricultura de Precisão
Agricultura Agricultura de Precisao

Mais de 260 instrutores da instituição participam de capacitação até o dia 17 de novembro

14 de outubro 2022
Por Senar

Brasília (13/10/2022) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) iniciou, na quinta (13), o Seminário de Agricultura de Precisão, realizado no formato virtual para capacitar mais de 260 instrutores da instituição de todo o país.

O treinamento tem o objetivo de introduzir a tecnologia de agricultura de precisão para novos instrutores. Os profissionais que já atuam nessa área também terão a oportunidade de atualizar as técnicas.

“O entendimento de novos conceitos e termos de agricultura de precisão são de extrema importância. Certamente, o conteúdo do seminário contribuirá com o trabalho dos instrutores junto aos produtores e trabalhadores rurais”, ressaltou a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Almeida.

A agricultura de precisão envolve o sistema de manejo e o uso de geotecnologias com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade na agropecuária.

No primeiro encontro do seminário, o professor Cristiano Zerbato, abordou os conceitos gerais de agricultura de precisão, as principais vertentes e os sistemas de informação geográfica.

“Previsões da FAO indicam um crescimento populacional e apontam que até 2050 o crescimento da demanda mundial por alimentos é de 40%. O Brasil tem o maior potencial no mundo para a produção de alimentos e a agricultura de precisão tem papel fundamental nesse processo”, destacou.

O Seminário de Agricultura de Precisão do Senar tem seis módulos e seguirá até o dia 17 de novembro. Nos próximos módulos, os participantes irão aprofundar os conhecimentos sobre GNSS e Direcionamento Automático; Amostragens Georreferenciadas de Solo e Geoestatística; Taxa Variada e Mapas de Produtividade; Sensoriamento Remoto Agrícola e Drones da Agricultura.

Portal EaD: O Senar oferece sete cursos a distância e totalmente online e gratuitos na área de agricultura de precisão. Para conhecer, acesse https://ead.senar.org.br/cursos

Na coleção Senar, os interessados pelo tema tem seis cartilhas disponíveis: https://cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar

Assessoria de Comunicação CNA

Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas