Logo CNA

CNA participa de reunião da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão Digital
Agriculturade Precisao

Colegiado se reuniu nesta quarta (28)

29 de junho 2023
Por CNA

Brasília (29/06/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (28), de reunião da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão Digital, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

Durante o encontro, foram discutidas proposições de regulamentação da Lei nº 14.475 de 2022, que institui a Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão como estímulos à adoção de técnicas que visam a redução de gases de efeito estufa, promoção de programas de capacitação de mão de obra e criação de instrumentos de financiamento de equipamentos de agricultura e pecuária de precisão.

Os participantes debateram, ainda, sobre como o mercado de carbono se relaciona com a agricultura digital e suas oportunidades, como a utilização de sensoriamento remoto para monitoramento, em tempo real, de adoção de práticas agrícolas que mitigam, reduzem e até neutralizam sua emissão.

Segundo a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, tecnologias como essa proporcionam muitos ganhos no campo. “Trazem mais qualidade e precisão nos resultados modelados sobre redução de emissões e remoção de carbono, além de ganho de escala e redução de custos com o passar do tempo para que se torne uma realidade para diversos produtores”, explica a assessora da CNA.

Eduarda destacou os pontos de interesse da Confederação no tema. “Ainda temos alguns entraves a serem solucionados, como a burocracia e a necessidade de regulamentação. É preciso que haja mais familiarização da ciência do clima com a agricultura digital e da agricultura digital com as modelagens climáticas”, destaca.

Também foi apresentado na reunião o edital do Programa Agro 4.0, desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com Ministério da Agricultura, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O Programa Agro 4.0 tem o objetivo de estimular e fomentar a adoção e difusão de tecnologias no agronegócio com foco no aumento de produtividade e sustentabilidade, por meio da seleção, premiação em dinheiro e acompanhamento da implantação de projetos piloto relacionados ao tema.

A ssessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte