Logo CNA

Movimento Geraizeiros vai recuperar áreas degradadas do Cerrado

SENAR Minas em parceria com sindicato rural capacitou produtores e trabalhadores rurais em viveiros florestais

6 de abril 2017
Por Senar

Com o objetivo de reflorestar áreas desmatadas no município de Grão Mogol, um grupo de pequenos produtores e trabalhadores rurais do movimento Gerazeiros foi capacitado para o trabalho em viveiros florestais. O treinamento Viveirista Florestal foi realizado em parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Grão Mogol e o SENAR Minas, levando informações básicas sobre a produção de mudas em viveiros.

Segundo informações do mobilizador Valmeir Jorge Duarte, participaram do treinamento trabalhadores das comunidades de Curral de Varas, São Lourenço, Batalha, Córrego do Vale e Estreito. Ele conta que o plano dos moradores é produzir mudas de espécies nativas da região e fazer o reflorestamento nas áreas desmatadas.

No conteúdo ministrado pelo instrutor Maciel Pereira de Almeida, os trabalhadores foram orientados sobre proteção e conservação do meio ambiente, noções básicas de classificação botânica, planejamento da implantação do viveiro, normas para produção de mudas, tipo de solo, análise de fatores climáticos, estrutura do viveiro, escolha e preparo da área, cultivo protegido e a céu aberto, preparo de sementeiras, controle alternativo de pragas e doenças, poda e desbrota, mercado e comercialização, dentre outros.

Adair Pereira de Almeida, líder comunitário, disse que o território foi explorado por décadas para o plantio de eucalipto e por carvoarias e está em processo de desertificação, “necessitando urgentemente de recuperação das chapadas, topos de morros e áreas onde se localizam nascentes”. Conforme Adair, eles vão produzir principalmente, mudas de plantas frutíferas nativas da região do Cerrado, como pequí, mangaba, panã, cagaita, muricí, gabiroba e rufão, e plantas ornamentais como ipê amarelo e roxo, e madeira, como monjolo e sucupira branca e preta.

Geraizeiros

São populações tradicionais que vivem nos cerrados do norte de Minas Gerais. Este termo deriva do fato de que, no norte do estado de Minas Gerais, as regiões de Cerrado são conhecidas como Gerais.

As populações tradicionais, entre elas os geraizeiros, foram reconhecidas pelo Decreto Presidencial nº 6.040, assinado em 7 de fevereiro de 2007. Nele, o governo federal reconhece, pela primeira vez na história, a existência formal de todas as chamadas populações tradicionais.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br