Logo CNA

Mais uma usina adere ao Programa Aprendizagem Rural
20170925144419 fileid ap rural cris e flavio interna 0 17467200 1515060857

SENAR Minas vai capacitar jovens aprendizes para atenderem a demanda do setor de áçúcar e álcool

26 de setembro 2017
Por Senar

Desta vez foi a usina Santa Vitória Açúcar e Álcool (SVAA) que está descobrindo a importância da Aprendizagem Rural para capacitar jovens, com idade entre 14 e 24 anos, para as funções desenvolvidas dentro da empresa.

Para isto, os participantes são contratados e passam por aulas sobre diversos assuntos e capacitação na atividade que irão desenvolver. Com carga horária de 960 horas, 50% ministrado pelo SENAR e os outros de responsabilidade da empresa, um ano de treinamento deixam os participantes preparados.

Segundo Flávio Henrique Silveira, gerente regional do SENAR em Uberaba, a entidade está preparada para atender todas as empresas contribuintes. “Já estamos inteirando a 9ª turma do programa este ano e sabemos o quanto ele é importante para dar novas perspectivas aos jovens e suas famílias. Para as empresas, as respostas têm sido gratificantes, porque eles conseguem ter, em sua grade de colaboradores, profissionais mais capacitados e preparados para cada função”.

Aprendizagem Rural na Usina Santa Vitória

Instalada na região do Pontal do Triângulo Mineiro, a Santa Vitória Açúcar e Álcool conta com mais de 1.700 colaboradores diretos e é considerada indústria referência para setor sucroalcooleiro, devido ao seu alto grau de automatização.

Com cerca de 36 mil hectares de plantação e um parque industrial que ocupa aproximadamente 210 hectares, a SVAA tem capacidade de processamento de 2,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produção de até 240 milhões de litros de etanol por safra.

“Interessou-nos a possibilidade de formar jovens na área agrícola, já que é a maior demanda de mão de obra da empresa. Além disso, o SENAR é uma instituição reconhecida nacionalmente e com credibilidade. Depois de três etapas de seleção conseguimos chegar a 32 jovens que foram divididos em duas turmas”, explica a supervisora de desenvolvimento organizacional da SVAA, Lara Franco.

A cada semana os escolhidos se aprofundam nas funções, o que é positivo, segundo Lara Franco, já que sem experiência fica mais difícil algum tipo de contratação. “Os jovens têm a oportunidade de vivenciar a rotina de uma organização que é por si só muito diferente da qual, na maioria dos casos, já estão inseridos. Com essa nova rotina eles vão aperfeiçoar ou adquirir competências exigidas no mercado de trabalho tais como: responsabilidade, pontualidade, profissionalismo, assiduidade, dentre outras. Com isto, esperamos que o programa contribua com a formação profissional e crescimento pessoal desses jovens. Além disso, com esse programa poderemos também formar futuros talentos para a empresa”.

“O Aprendizagem Rural é uma ‘via de mão dupla’, pois beneficia tanto os jovens, que têm a oportunidade de uma experiência profissional, quanto a empresa, que forma futuros profissionais - consequentemente, contribuindo com o município. Sendo assim, temos essa frutífera parceria com o SENAR Minas, que é uma instituição séria e reconhecida, e que conta com profissionais capacitados para atender a demanda da nossa empresa”, ressalva Lara.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas