Logo CNA

Sergipe

Senar Sergipe promove ações sobre saúde mental e relações sociais
Palestra sobre saude mental e relacoes sociais foto Ascom Senar 2

As palestras foram realizadas em Itaporanga d’Ajuda e Neópolis

25 de outubro 2023

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Sergipe promoveu atividades voltadas para a saúde mental e as relações sociais dos alunos do curso de Aprendizagem Rural em Fruticultura dos municípios de Itaporanga d’Ajuda e Neópolis. As ações ocorreram no último dia 17 e nesta terça-feira, 24.

No município de Itaporanga d’Ajuda, a palestra foi voltada para as relações sociais. Já em Neópolis, as atividades abordaram aspectos da inteligência emocional. As ações foram conduzidas pela psicóloga Camila Barreto.

“É fundamental falar sobre o cuidado com a saúde mental, o que eles consomem e como se relacionam com eles mesmos e com o outro, dentro da linguagem em que eles estão inseridos. Porque não adianta a gente estar aqui usando termos tão complexos, mas que não alcançam esse contexto social, a realidade, as vivências, as narrativas. Então, para mim foi uma experiência extraordinária. A sensação é de contemplação, em perceber que eles saíram daqui reflexivos e com um pouco a mais, ou algo mais”, afirma Camila sobre a importância de abordar esses assuntos.

Segundo Carlos Eduardo Santana, um dos alunos do Senar, o curso melhorou a sua vida e o preparou para o mercado. “Espero que esse projeto dê certo para mais jovens assim como eu e como meus amigos. Estou mais amadurecido e é como os instrutores mesmos disseram: ‘Hoje, vocês são um, amanhã vocês sairão daqui mais maduros’. Hoje, estou preparado para o mercado de trabalho”, conta.

De forma simples e dinâmica, as ações contribuíram para o aprendizado, ao tempo que convidaram os jovens a refletirem sobre as condutas que impactam em suas relações em sociedade.

O programa

Com o objetivo de profissionalizar jovens com idades entre 18 e 24 anos, oriundos do meio rural, o curso de Aprendizagem Rural, realizado em parceria com empresas e municípios contratantes, é dividido em aulas teóricas e práticas, que somadas totalizam 960 horas.

As aulas teóricas são divididas em 12 módulos ofertados pelo próprio Senar e ministradas em locais disponibilizados pela instituição parceira. Já as práticas ocorrem nas dependências da empresa contratante dos jovens aprendizes, que ficarão incumbidos de desenvolver atividades relativas a cada segmento da organização.

Palestra sobre saude mental e relacoes sociais foto Ascom Senar 3

Matérias Relacionadas