Logo CNA

Limeira do Oeste no Triângulo Mineiro recebe primeiro curso de Operador de Guindauto do SENAR
20170630154245 fileid guindauto interna 0 214142002015150609111

O equipamento tem ganhado espaço no trabalho rural por conseguir levantar cargas de grande peso e volume, como bags de adubo

3 de julho 2017
Por Senar

O guindauto, também conhecido como caminhão munck, tem ganhado espaço no trabalho rural por conseguir levantar cargas de grande peso e volume, como bags de adubo. No entanto, para seu total aproveitamento, é preciso que o operador seja capacitado corretamente – o que o SENAR Minas, em parceria com o Sindicato Rural de Limeira do Oeste, fez para colaboradores da Agro G Serviços Agrícolas Eireli e outros trabalhadores do setor agropecuário.

O curso, que atende entre seis e oito participantes, teve, em sua primeira turma do Escritório Regional do SENAR Minas em Uberaba, seis inscritos, que passaram por 24 horas de atividades teóricas e práticas.

“Recebemos a solicitação dos fornecedores com a necessidade de treinar seus funcionários. É uma determinação dos órgãos fiscalizadores e com a capacitação conseguimos evitar acidentes de trabalho e uma melhora no desempenho da jornada de trabalho. Para o Sindicato é sempre uma satisfação poder atender a demanda que parte das empresas e trabalhadores rurais”, disse Vanderlei Queiroz Pereira, mobilizador.

O equipamento hidráulico é geralmente utilizado para carregamento, descarregamento e transporte de diversos equipamentos pesados, principalmente máquinas de grande porte. Segundo o instrutor do curso, Rui Marrecas, a máquina tem sido encontrada frequentemente nas usinas e propriedades de grãos.

“Este não é um equipamento que está somente na zona urbana, os empreendimentos que estão no campo já descobriram seus benefícios. Com a grande quantidade de produtos que são transportados, o guindauto otimiza o trabalho de outros equipamentos, com o trator, além de ser versátil, requerer menor investimento e oferecer melhor acessibilidade”, explica o instrutor.

O curso

Durante os três dias de curso, é preciso treinar a parte operacional e conscientizar sobre a importância da capacitação para operar um caminhão munck. “Este é um equipamento que tem bastantes funções, e o operador tem que saber utilizá-lo corretamente, senão pode tombar o caminhão”, alerta o instrutor Rui Marrecas.

Rui ainda ressalta que o participante aprende sobre posicionamento, dimensionamento, patolamento (estabilidade do guindauto) e segurança. Segundo ele, “um pequeno erro pode virar a máquina e entortar o chassi, por exemplo, e os prejuízos são grandes”, ressalta.

Edvan dos Santos precisava renovar a habilitação, que deve ser feita todo ano, no caso do guindauto. Para ele, a oportunidade veio a calhar. “Acabei relembrando várias informações com este curso, e agora, com a reciclagem, espero voltar a trabalhar. O homem que atua no campo tem que estar sempre atualizado e qualificado e é oSenar quem proporciona isso pra gente.”

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br