Logo CNA

Governo atualiza preços mínimos da safra de verão

20 de julho 2017
Por CNA

Por: Milk Point

Já estão em vigor os preços mínimos para as culturas de verão, válidos para a safra 2017/18. Os valores são utilizados como referência para as operações ligadas à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que visa assegurar uma remuneração mínima aos produtores rurais. A portaria com os novos preços foi publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (18) e inclui grãos como milho e feijão, fibras como algodão e juta/malva, e ainda produtos como leite, mandioca, borracha in natura e cacau cultivado.

Os preços mínimos são fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de acordo com os custos variáveis de cada produto. Os cálculos levam em consideração aspectos que influenciam a cadeia produtiva, como preços de mercado, preços ao produtor e paridade de importação e exportação.

Os valores balizam o governo na adoção de instrumentos de apoio à comercialização de produtos agrícolas, como Aquisições do Governo Federal (AGF), Contratos de Opção ou Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro). A lista completa pode ser consultada aqui .

Áreas de atuação