Logo CNA

CNA avalia perspectivas da agropecuária
Captura de tela 2023 09 20 112840

Diretor técnico participou de evento na Conab, na quarta (19)

20 de setembro 2023
Por CNA

Brasília (20/09/2023) – O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, participou, na terça (19), do evento “Perspectivas para a Agropecuária 2023/24”, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para apresentar as projeções de área, produção, produtividade, exportações, importações, consumo e preços para soja, milho, algodão, arroz e feijão, além de informações sobre carnes bovina, suínas e aves.

As estimativas da Conab apontam para uma produção total de grãos e fibras de 319,5 milhões de toneladas, redução de 1% em relação à safra 2021/2022. Neste contexto, Lucchi listou as variáveis que contribuem para a queda da produção, como, clima, preços e custos.

O diretor também explicou que o produtor vive um momento atual de redução na rentabilidade. “Conversando com o produtor rural brasileiro, a gente faz um levantamento de custos e compartilhamos muitos desses dados com a Conab, na rodada que a gente fez nesse mês falando com o produtor de soja, de milho, todos colocaram que realmente as margens da atividade reduziram bastante”, relatou Bruno Lucchi.

Segundo ele, por mais que os custos tenham caído neste ano, também houve redução de preços pagos aos produtores. “As bases em que esses custos se encontravam em 2021 eram ainda menores que nós tivemos nesse momento, mas já é um alento, visto que o preço de boa parte desses produtos, soja, milho, caíram muitos mais de 20% nesse momento e não têm expectativas de aumento no próximo ano, principalmente em função da maior oferta internacional e um ajuste entre oferta e demanda”.

Imagem

Ainda na avaliação do diretor, uma das tendências para é que os produtores não farão investimentos excessivos em seus pacotes tecnológicos, especialmente de milho e soja. Ele também falou sobre o ritmo de comercialização de fertilizantes, que está 10 pontos percentuais abaixo do que no início do ano e mais lento do que em 2022. Ele também comentou os baixos preços pagos aos pecuaristas de corte e de leite.

Em relação à pecuária de corte, Lucchi avaliou que neste ano a arroba do boi gordo sofreu queda de 34% em 2023, fator que, segundo ele, pode ser justificado pelo aumento de ofertas, pois houve crescimento do número de abates. “É uma questão mercadológica”. Sobre o setor leiteiro, ele afirmou que as importações de leite subsidiado da Argentina têm prejudicado os produtores de leite no mercado doméstico.

Veja aqui a íntegra do evento

A ssessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
 twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas