Logo CNA

Minas Gerais

Feirantes são orientados sobre boas práticas de produção e comercialização

28 de setembro 2020

Por: SENAR MINAS

Centenas de pessoas que frequentam a feira livre de Januária ganharão alimentos ainda mais seguros e de qualidade graças ao curso de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos Aplicadas na Agricultura Familiar, feito em parceria pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES com o Sindicato dos Produtores Rurais e Secretaria Municipal de Agricultura de Januária. O curso foi ministrado pela instrutora Rosana Márcia Fiúza Soares e direcionado a pequenos produtores que participam semanalmente da Feira Livre, realizada na Praça Tiradentes.

O curso orienta sobre a elaboração do manual de Boas Práticas, que é uma das formas de assegurar que toda cadeia produtiva esteja em conformidade higiênico-sanitárias. Os participantes conhecem as leis voltadas para a agricultura familiar e atendem as recomendações sanitárias para obtenção de alimentos saudáveis e seguros.

Feirantes são orientados sobre boas práticas de produção e comercialização - SENAR MINAS

“Além dos cuidados com a água em todo processo produtivo e a atenção à eliminação de pragas e vetores nas unidades produtivas, trocamos experiência sobre a higiene dos manipuladores, ambientes e alimentos, já com atenção a esta nova realidade, considerando a pandemia da Covid-19", explica Rosana Fiúza.

Gabriela Silveira Mota é médica veterinária e representante da secretaria de agricultura de Januária na comissão gestora da feira agroecológica e cultural. “Aprender que os fatores relacionados às condições higiênico-sanitárias da fabricação, transporte, embalagem, forma de exposição do produto no comércio, podem interferir na qualidade final do produto comercializado levará o feirante a ter um cuidado maior com o alimento que produz e comercializa”, comenta. Para ela, todos ganham: os agricultores, com conhecimentos e aprimoramentos da experiência; e os consumidores, por saberem que estão adquirindo alimentos mais seguros.

Feirantes são orientados sobre boas práticas de produção e comercialização - SENAR MINAS

O produtor José Antônio Rodrigues Magalhães tem uma propriedade na comunidade de Samambaia, em Januária, onde ele e a família produzem cerca de 100 queijos por semana para vender na feira. Ele achou o treinamento muito interessante e útil: “o que mais me chamou a atenção foram as questões ligadas à higienização, que deve ser feita desde o curral, até a fabricação e comercialização do queijo”.

Matérias Relacionadas