Logo CNA

CNA participa de visita de comitiva da OIT ao Oeste da Bahia
Comitiba oit ba

Representantes de quatro países conheceram as boas práticas de trabalho nas cadeias produtivas de algodão e cacau

22 de agosto 2022
Por CNA

Brasília (22/08/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou da visita de uma comitiva de inspetores da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de Moçambique, Mali, Tanzânia e Peru ao oeste da Bahia para conhecer as boas práticas de trabalho nas cadeias produtivas do algodão e do cacau.

A visita fez parte da programação do 13º Congresso Brasileiro de Algodão promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) em Salvador para conhecer uma região produtora e trocar experiências.

Visita técnica à produção de algodão no Oeste da BA.

“Durante a visita eles foram a campo e acompanharam a metodologia aplicada nas propriedades rurais em relação à segurança do trabalho, simularam uma inspeção do trabalho e também aprenderam um pouco sobre a cadeia produtiva e as tecnologias usadas na produção do algodão”, explicou David Schmidt, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e da Comissão Nacional de Irrigação da CNA.

Além do algodão, o grupo visitou uma propriedade de cacau que implementa novos métodos de trabalho visando uma melhor qualificação da mão de obra, para entender as diferentes cadeias produtivas que geram emprego na região e uma fazenda escola do programa Jovem Aprendiz do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Visita técnica à produção de cacau no Oeste da BA.

“Mostramos duas realidades: uma mais voltada para o trabalho mais tecnificado e especializado e a outra uma cultura manufaturada, que tem o emprego de tecnologia menor em relação a outras culturas mais extensivas e mecanizadas como a soja e o algodão”, ressaltou Schmidt.

Segundo ele, a percepção da comitiva foi positiva, tanto pela recepção quanto pela troca de experiências. “Tanto produtores quanto organização saíram ganhando por poder dialogar sobre a geração de oportunidade social, com segurança e sustentabilidade.”

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas