Paraná
SENAR-PR e Adapar vão certificar produtores de morangos

Entidades assinaram termo de cooperação para viabilizar formações e procedimentos para fornecer selo de boas práticas a fruticultores da Região Metropolitana de Curitiba
Em breve, os produtores de morango da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) vão poder certificar suas propriedades. No dia 14 de dezembro, o Sistema FAEP/SENAR-PR e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) assinaram um termo de cooperação técnica para viabilizar essa iniciativa. O SENAR-PR vai promover a qualificação dos fruticultores, enquanto a Adapar cuidará da fiscalização e concessão dos selos para as propriedades que seguem os preceitos de boas práticas agropecuárias.
Na prática, os produtores terão a possibilidade de se qualificar, melhorar os manejos nas suas propriedades e receber um selo, agregando valor à produção. “O mundo não aceita mais produtos sem preocupação com a sustentabilidade. E um dos pilares para demonstrar isso é saber como cada alimento foi produzido, um dos principais benefícios que resultarão dessa nossa parceria”, avalia Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.
Para o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, após esse projeto-piloto, num futuro próximo, outros produtos e regiões terão acesso ao selo. “Deixamos de ter a mão pesada de fiscalização para ter a mão mais leve de apoio aos produtores. A parceria entre Adapar e Sistema FAEP/SENAR-PR é um belo casamento, eles fazendo trabalho da capacitação e profissionalização do produtor e nós fazendo o processo de certificar, agregando valor ao agricultor e dar garantia ao consumidor”, diz Martins.
Por que o morango?
A produção de morango tem particularidades. Ao mesmo tempo em que está com frutos, tem, simultaneamente, crescimento vegetativo e flores. Por isso, é um tipo de cultivo sensível, que exige aplicação de defensivos apropriados, com carência específica, e/ou produtos biológicos para o controle de pragas e doenças.
“Se forem seguidas as boas práticas agropecuárias e uma agência como a Adapar certificar o produto, isso tem potencial de demonstrar aos consumidores toda a segurança naquele processo produtivo. Nossa intenção é testar esse modelo e, possivelmente, levar para outros cultivos, inclusive os grãos, começando pelo feijão”, projeta o gerente de sanidade vegetal da Adapar, Renato Rezende Young Bloog.
Áreas de atuação

Senar-PR reforça maquinário moderno do CTA de Ibiporã
Kit da empresa MagnoJet com pulverizador costal, filtros, manômetro e outros equipamentos vai auxiliar nos cursos de aplicação de agroquímicos

Pedro Lupion assume FPA diante de desafios para o setor rural
No evento de posse em Brasília, comitiva da FAEP reforçou as pautas de interesse dos produtores rurais do Paraná

Encontro foca na mobilização do sistema sindical rural
Sistema Faep/Senar-PR realizou 1º Encontro Estadual de Gestores e Mobilizadores dos Sindicatos Rurais, com vistas a ampliar o acesso de capacitação aos produtores do Paraná

Caos na BR-277 pode gerar prejuízo de R$ 600 mi no escoamento da soja do Paraná
Projeção do Sistema FAEP/SENAR-PR considera o frete mais alto para transportar a oleaginosa até o Porto de Santos