Notícias
Exportação de carne de frango dos EUA aumentou 5% em 2016
Por: AviSite
A avicultura norte-americana encerrou 2016 exportando o maior volume de carne de frango em mais de dois anos. Em dezembro, o setor embarcou perto de 278 mil toneladas do produto, volume que representou aumento de quase 28% sobre o mesmo mês do ano anterior.
Com esse desempenho, o volume total exportado no ano – pouco mais de 3,015 milhões de toneladas – aumentou 5,16%. Notar, porém, que todo o aumento registrado concentrou-se no segundo semestre, período em que volume exportado aumentou 16,21%. No fechamento do primeiro semestre havia sido registrada redução de, aproximadamente, 5%.
Como curiosidade, registre-se que é situação totalmente oposta à observada no Brasil. Pois, por aqui, os embarques do primeiro semestre aumentaram 14,15%, enquanto os da segunda metade do ano recuaram 8,48%, fazendo com que a expansão anual ficasse em apenas 1,98%.
Mesmo assim, o Brasil mantém absoluta hegemonia em relação às exportações norte-americanas. Pois, considerado apenas o produto in natura (90% do total), as exportações brasileiras foram cerca de 43% maiores que as dos EUA, superando a marca dos 4,3 milhões de toneladas.
Além disso, a despeito da boa recuperação em relação a 2016, as exportações de carne de frango dos EUA continuam com volume inferior ao alcançado entre 2008 e 2014.