Logo CNA

Em roteiro pela América do Sul, Expedição Safra confere colheita da soja
Expedicao safra pr jonathan campos gazeta do povo 0 34232400 1515009746

24 de abril 2017
Por CNA

Por: Centro de Comunicação

Assim como no Brasil, os agricultores do Paraguai, Argentina e Uruguai também colhem uma safra de retomada no ciclo 2016/17. Juntos, os três países têm potencial para colher quase 70 milhões de toneladas de soja e figuram, ao lado do Brasil, como os maiores produtores de grãos da América do Sul. Para acompanhar a colheita, o impacto do clima na produtividade e as movimentações comerciais, a Expedição Safra visita as principais regiões produtoras dos países vizinhos.

Segundo levantamento preliminar do projeto técnico-jornalístico, no Paraguai, a colheita já foi concluída e o país deve alcançar 10 mi de t da oleaginosa. Na terça-feira (18), o projeto realiza em Hernandarias (PY) a etapa internacional dos Seminários Expedição Safra 2016/17. Durante o evento, gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador do projeto, Giovani Ferreira, vai falar sobre o impacto da supersafra norte-americana no mercado internacional de grãos.

Em seguida, a equipe acompanha os trabalhos nas lavouras de soja da Argentina, que sofreu com o excesso de chuva nas últimas semanas. “A água começou a baixar em algumas das zonas afetadas nos últimos dias pelas inundações, mas a colheita está atrasada”, explica o integrante da Expedição Safra, Gabriel Azevedo. Ainda assim, o país tem potencial para colher quase 56 milhões de toneladas da oleaginosa na temporada 2016/17. A equipe visita ainda a Bolsa de Comercio de Rosário, na província de Santa Fé (AR).

Para finalizar o roteiro pela América do Sul, técnicos e jornalistas percorrem as lavouras do Uruguai. Segundo Azevedo, "a soja volta a ser a estrela do campo uruguaio, com rendimentos que devem ter níveis históricos, depois de uma safra que não foi tão boa em 2015/16. Neste ano, a expectativa é colher 3,4 mi de toneladas de soja".