Logo CNA

CNA reúne produtores de grãos em Campo Novo do Parecis
Whats App Image 2019 08 14 at 12 59 00

Encontro faz parte do projeto Campo Futuro para levantar custos de produção na região

14 de agosto 2019
Por CNA

Brasília (14/08/2019) – Técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) realizaram na quarta (14) o levantamento de custos de produção de soja e milho safrinha em Campo Novo do Parecis, em Mato Grosso.

O encontro faz parte do projeto Campo Futuro e reuniu produtores, sindicatos rurais, técnicos de assistência e extensão rural e representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Alan Malinski, dados preliminares do painel mostram que as lavouras da região tiveram o potencial produtivo prejudicados pelo excesso de dias nublados em meados de novembro e janeiro e excesso de chuvas em meados de abril e maio.

“A produtividade das lavouras de soja teve uma redução de produtividade de 10% em relação às expectativas iniciais. Isso ocorreu devido ao excesso de dias nublados ocorrido em meados de novembro e janeiro”, explicou.

Segundo ele, o custo de produção teve incremento de aproximadamente 6%, proporcionado principalmente pelos fertilizantes e defensivos. A margem líquida da oleaginosa teve queda de aproximadamente 13% em relação à safra passada.

“O milho safrinha, com a queda de qualidade, teve margem líquida para praticamente cobrir os custos. Isso tem incentivado os produtores a implementar outras culturas em detrimento ao milho em parte das áreas”, completou.

Para a próxima safra, a tendência é de leve aumento dos custos, mas os produtores devem repetir o pacote tecnológico adotados nas últimas safras, pois isso proporcionará bons rendimentos, assim como tem ocorrido nos últimos anos.

A região oeste do Mato Grosso tem grande representatividade no cultivo de diversas culturas, como a soja na primeira safra e o milho safrinha e algodão na segunda. Mas outras culturas também têm se destacado devido ao aumento da demanda, como milho pipoca, girassol, feijão caupi, feijão azuki, feijão mungo, chia, gergelim e grão de bico.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Antônio Brólio, o plantio dessas culturas costuma estar atrelado a vendas antecipadas, pois o mercado é muito específico. Ele destaca que a boa taxa de retorno faz com que o plantio tenha maior participação no planejamento dos produtores da região.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte