Logo CNA

Em Ituiutaba, curso de Doce de Leite Saborizado agrega valor à produção leiteira
20160328150101 fileid doce de leite interna 0 457973002015150612051

Parceria entre SENAR Minas e Sindicato Rural busca melhorar renda de produtor mineirp

29 de março 2016
Por Senar

Não se sabe bem quando e como ele surgiu. Existem boatos que a mistura do açúcar com o leite serviria para conservar a bebida lá pelo século XV, mas, a história que mais chama a atenção é a de um político argentino que estaria preparando um pouco de leite quente numa tarde de inverno, quando alguém bateu à porta. Ele esqueceu a panela no fogo, dando origem ao doce de leite.

Seja ela qual for a verdade, o que importa mesmo é que a sobremesa tipicamente mineira agrada o paladar da maioria das pessoas. E, se o tradicional doce de leite já é uma delícia, imagina com sabores. Com coco, abacaxi, ameixa, maracujá, morango ou qualquer fruta de época, ao incluir polpas no doce de leite, agrega-se valor ao produto e isso significa mais renda para as famílias.

Em Itutiutaba, no curso de Derivados do Leite / Doce de Leite oferecido pelo Sindicato Rural em parceria com o SENAR Minas, participaram 12 pessoas que aprenderam sobre boas práticas de fabricação, o preparo da polpa em calda, a avaliação sensorial dos produtos, doce de leite pastoso, em barra e saborizado, além de noções administrativas que incluíram questões como qualidade do produto e competitividade, planejamento do trabalho, custos, comercialização, e noções sobre associativismo.

Segundo a instrutora Lilian Maria Cardoso Guimarães, “tem todo um trabalho teórico que é feito para que essas participantes saiam do curso e coloquem o que aprenderam no mercado. Muitas das que estão aqui já fizeram outra capacitação e estão conseguindo ter uma renda com a venda dos produtos”.

Exemplo disso é dona Suely Nogueira de Almeida, que aprendeu a fazer doces cristalizados, produtos derivados do leite e ganhou dinheiro com as quitandas. Para ampliar o cardápio e enfrentar as dificuldades da situação econômica atual, o curso de doce de leite veio em bom momento, principalmente porque os produtos aprendidos têm alto valor agregado.

“Foi maravilhoso! O doce de leite com frutas e polpas é novo para mim e, como estou em casa, vou aproveitar para fazer e ganhar dinheiro. Está muito complicado viver e se não tiver coisas novas para fazer fica ainda mais difícil. Eu adoro o SENAR Minas e as capacitações foram importantes para mim.”

Como o preço pago pelo litro do leite não tem suprido os gastos de produção, para se ter lucro é preciso agregar valor à bebida e o curso de Doce de Leite proporciona isso. “O intuito do Sindicato Rural de Ituiutaba e do SENAR Minas é agregar renda na atividade. Sabemos que se o pecuarista transformar o leite que produz terá mais lucro e, portanto, a propriedade vai render mais e melhorar a vida do produtor rural. Com os cursos temos o retorno do serviço que prestamos à comunidade e isso é muito gratificante para nós”, completa Marina da Silva Pereira, mobilizadora.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br