Logo CNA

Dia de Campo em Maracaju apresenta variedades de soja para a próxima safra
02 02 16 0 214992002015150612431

Objetivo é revelar novas variedades e demonstrações de soja, além de recomendações para a próxima safra.

2 de fevereiro 2016
Por Senar

A Fundação MS, em parceria com o SENAR/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural , realiza nessa terça-feira (2), o tradicional Dia de Campo, na Fazenda Alegria, em Maracaju. O objetivo é revelar a produtores rurais, técnicos e acadêmicos novas variedades e demonstrações de soja, além de recomendações para a próxima safra. O evento é gratuito e começa às 8h30.

Conforme o pesquisador de Fitotecnia Soja da Fundação MS, Carlos Pitol, a ideia é mostrar uma gama de possibilidades existentes no mercado e suas tecnologias. “Vamos expor alguns fatores que devem ser analisados antes de se fazer uma escolha no campo, como as condições climáticas, solo, resistência às pragas e época de semeadura, tanto para a cultura em geral, como para cada variedade apresentada”, pontua Pitol.

Entre as tecnologias que serão expostas, está a Cultivance, lançada durante o Showtec 2016. O sistema combina cultivares de soja geneticamente modificadas e adaptadas a regiões diferentes, facilitando o manejo de plantas daninhas, por exemplo, incluindo as de difícil controle.

Uma das variedades deste sistema, indicada para a região centro-sul de Mato Grosso do Sul é a BRS 397cv, que apresenta alto potencial produtivo, além de ser resistente a algumas doenças, como o cancro de haste e a mancha olho-de-rã. Seu ciclo varia entre 103 e 110 dias, porém, tal característica pode sofrer variação, conforme a época de plantio e a região escolhida.

Além dos conhecimentos sobre as cultivares de soja, haverá espaço para troca de informações entre os participantes. Serão apresentados, ainda, experimentos de inoculação, fertilizantes foliares e adubação, por meio da apresentação do pesquisador Douglas Gitti, e também uma palestra sobre manejo de pragas e doenças na soja, comandada pelo pesquisador José Fernando Jurca Grigolli.

Mais informações sobre o Dia de Campo podem ser obtidas no site da Fundação MS: www.fundacaoms.org.br , ou pelo telefone (67) 3454-2631.

Assessoria de Comunicação FAMASUL
http://famasul.com.br/