Logo CNA

CNA participa do Fórum Nacional de Aviação Agrícola no Planalto Central
Forumaviacaounb

Evento foi realizado na quarta (6)

7 de março 2024
Por CNA

Brasília (07/03/2024) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (6), do 1º Fórum Nacional de Aviação Agrícola no Planalto Central na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília (UnB).

O diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, participou de uma mesa redonda no evento e destacou a importância de debater o tema no ambiente acadêmico em favor da produção agropecuária.

Imagem

“A união de esforços e a valorização da ciência para a tomada de decisão no campo serão decisivos para a criação de um ambiente regulatório eficiente em prol da segurança alimentar”, disse Maciel Silva.

Os painéis do fórum abordaram a evolução do setor, regulação, tecnologias, segurança de voo agrícola, ações de melhoria contínua e cenários econômico e político da atividade.

Segundo ele, a aviação agrícola é essencial no campo, em tarefas como aplicação de insumos e combate a incêndios, sendo o único segmento para o trato de lavouras no país com regulamentação específica.

De acordo com dados apresentados no evento, o Brasil possui a segunda maior frota aérea agrícola do mundo, com mais de 2.4 mil unidades. Um movimento recente ilustra o cenário de inovação e adoção de novas tecnologias, onde o país passou a contar também com aeronaves remotamente pilotadas (drones), que até o início de 2023, contava com 2.098 drones agrícolas cadastrados, conforme o Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (Sisant), da Anac.

Imagem

O evento contou com apoio da CNA, do projeto Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA Brasil/Ibravag e Sebrae Nacional), Aprosoja Brasil, CropLife Brasil e Aviation Seguros.

Participaram do fórum representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar/DF), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Áreas de atuação