Logo CNA

CNA participa de live sobre reconhecimento das novas zonas livres de aftosa no Brasil
39405606495 af2885b8e6 c 1 210527 172931

OIE concedeu o novo status ao Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Rondônia e parte do Amazonas e de Mato Grosso

27 de maio 2021
Por CNA

Brasília (27/05/2021) – O vice-presidente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gedeão Pereira, participou da live promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na quinta (27), sobre o reconhecimento, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), das zonas livres de febre aftosa no Brasil.

A OIE concedeu oficialmente o novo status para Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Rondônia e parte do Amazonas e de Mato Grosso.

“Graças à qualificação do serviço veterinário e do trabalho dos produtores rurais atingimos esse passo. Daqui para frente teremos que ter cuidados redobrados para dar segurança aos produtores e isso pode ser feito com o fortalecimento dos fundos privados”, disse Pereira, que também é presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Ele ressaltou que, além da bovinocultura, as cadeias da suinocultura e avicultura também serão beneficiadas com esse novo status do Brasil.

Whats App Image 2021 05 27 at 15 09 08

"Esse status é um conjunto de medidas sanitárias que irá beneficiar as atividades das três carnes brasileiras que hoje invadem o mundo. Temos agora que pegar esse certificado da OIE e mostrar que temos responsabilidade e que nossa carne tem qualidade sanitária. Com isso vamos abrir novos mercados.”

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou o trabalho dos produtores rurais e governos estaduais pelos esforços que levaram ao reconhecimento brasileiro.

“Daqui para frente teremos a responsabilidade, juntos, para mantermos esse status. Devemos seguir o exemplo de Santa Catarina que teve o reconhecimento de zona livre sem vacinação em 2007 e segue sem nenhuma intercorrência. Vamos agora trabalhar para que os demais estados erradiquem a doença e o Brasil possa ser reconhecido em 2026, totalmente livre da febre aftosa”.

Participaram também do evento o secretário de Defesa Agropecuária Mapa, José Guilherme Leal, os governadores do Mato Grosso, Mauro Mendes; do Paraná, Ratinho Junior, do Amazonas, Wilson Lima, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o vice-governador de Rondônia, José Atílio, o diretor do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa), Ottorino Cosivi, o secretário de Produção e Agronegócio do Acre, José Aristides Junqueira; o diretor de Saúde Animal do Mapa, Geraldo Moraes; presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado federal Sérgio Souza, além de parlamentares e representantes de secretarias dos estados.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas