Logo CNA

CNA fala dos desafios do agro nas conferências do clima
Live nelson cop

Tema foi abordado durante live no Youtube na quarta (31)

1 de fevereiro 2024
Por CNA

Brasília (01/02/2024) – O coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Filho, abordou os desafios e as oportunidades para o agro nas Conferências do Clima (COP) durante live, na quarta (31), no canal do engenheiro agrônomo e consultor Ronaldo Trecenti, no Youtube.

Filho destacou os desafios para conter o aumento da temperatura global e frisou que o setor agropecuário tem cumprido seu papel ao adotar práticas mais sustentáveis na produção.

“O agro entra nessa discussão porque ele precisa responder, como setor produtivo, que não é um grande emissor de gases de efeito estufa, mas principalmente, porque pode transformar as obrigações do setor em vantagens competitivas, alternativa de renda e incentivos ao desenvolvimento do agro brasileiro. A CNA vem trabalhando nisso nas diversas COPs, porque não é resultado de apenas uma COP".

Nelson Filho falou ainda dos compromissos assumidos pelo Brasil durante as conferências do clima como o compromisso global do metano e a declaração sobre agricultura sustentável, sistemas alimentares resilientes e ação climática que foi assinado com apoio da CNA.

“Essa declaração traz a visão de que os sistemas alimentares não são apenas solução para a segurança alimentar, mas também para a segurança climática”.

O coordenador reforçou ainda que a agropecuária é parte essencial das ações climáticas que integram as contribuições nacionalmente determinadas (NDCs) no Acordo de Paris.

"Se a gente quer cumprir essas metas e acessar os instrumentos de financiamento, adaptação, evitar as barreiras não tarifárias, etc., a gente tem que começar a assumir e reforçar o compromisso com a eliminação do desmatamento ilegal até 2030, ou seja, implementando o Código Florestal. Além disso, precisamos fortalecer a agropecuária de baixo carbono, pautada pelo Plano ABC+, como base das ações que o setor terá para o alcance da NDC brasileira.”

Assista a live na íntegra pelo link:

Áreas de atuação