Logo CNA

CNA, Faeac e secretaria de Fazenda discutem manutenção dos convênios que tratam da cobrança de ICMS
Whats App Image 2020 12 18 at 13 52 41

Tema foi debatido em reunião na noite de quinta (17)

18 de dezembro 2020
Por CNA

Brasília (18/12/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac) discutiram com a Secretaria de Fazenda do estado, na noite de quinta (17), a renovação de convênios que tratam da base de cálculo do Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) para garantir competitividade ao setor agropecuário.

No encontro, a assessora jurídica da CNA, Viviane Faulhaber, reforçou a importância dos Convênios nº 100/97 e nº 52/91 para o setor agropecuário e destacou o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pela CNA, em conjunto com as federações estaduais de agricultura e pecuária para sensibilizar governadores e secretários de Fazenda.

O Convênio 100 prevê a isenção tributária em operações internas e a redução da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na comercialização interestadual de insumos agropecuários. Já o Convênio 52 prevê um imposto menor sobre máquinas e equipamentos agrícolas.

No caso do Acre, o presidente da Federação, Assuero Veronez, e o assessor jurídico Marcelo Zamora mostraram ao secretário de Fazenda, Rômulo Antônio de Oliveira Grandidier, ao secretário-adjunto da Receita Estadual, Bruno Geovane Azevedo Caetano, e à chefe do Núcleo de Relações Federativas Fiscais (Cotepe), Maria José do Carmo Maia, que os convênios são garantidores de não cumulatividade e, por essa razão, a não renovação implicará aumento do custo de produção e da inflação.

A decisão sobre a renovação (ou não) dos convênios é prerrogativa do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), formado pelos Secretários de Fazenda dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação