Logo CNA

CNA e Fambras abrem inscrições para curso certificado sobre oportunidades para o agro nos países islâmicos
Whats App Image 2020 07 17 at 13 32 05

Evento online acontecerá nos dias 6, 13, 20 e 25 de agosto

20 de julho 2020
Por CNA

Brasília (20/07/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) abriram as inscrições para o curso online “O mundo islâmico – oportunidades e desafios para a agropecuária brasileira”, nesta sexta (17).

O curso vai debater oportunidades e desafios para o agronegócio do Brasil no mercado Halal, voltado para os países de maioria islâmica. Entre os assuntos que serão abordados estão tendências de consumo de alimentos e bebidas, certificações específicas e atração de investimentos diretos.

Pensando apenas na população islâmica, o mercado Halal atende quase dois bilhões de pessoas, mas vem atraindo a atenção de quem busca a segurança dos alimentos também. É um mercado de extrema importância para o Brasil – que figura como líder mundial na exportação de proteína Halal.

Ano passado, de acordo com dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, o Brasil foi o terceiro maior parceiro comercial dos países árabes, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. O bloco comprou mais de US$ 12,2 bilhões de produtos brasileiros, uma alta de 6,3% em relação a 2018. A pauta de exportações foi liderada por frango, açúcar, minério de ferro, carne bovina e grãos.

Os encontros acontecerão nos dias 6, 13, 20 e 25 de agosto, a partir das 9h, e terão duração máxima de 90 minutos. Os professores ministrarão palestras ao vivo por meio da plataforma virtual Zoom. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas clicando aqui .

Módulos - A programação trará a experiência de profissionais do setor privado, governo e academia. Cada encontro terá dois módulos temáticos. Ao todo, serão oito temas:

- População islâmica no mundo: distribuição geográfica, padrões e novas tendências de consumo de alimentos e bebidas;

- Princípios do Islamismo e seus reflexos para o mercado internacional de bens agropecuários;

- Normas e princípios do Direito Islâmico e sua relação com o sistema jurídico internacional;

- O conceito Halal: certificações e regulamentos para os setores de alimentos e bebidas;

- O comércio internacional de alimentos e produtos Halal: oportunidades e desafios para o setor agropecuário;

- A política comercial do agronegócio brasileiro para países islâmicos;

- Banca Islâmica e as principais características das finanças islâmicas;

- Fundos soberanos de países Islâmicos: investimentos diretos e financiamentos para o agronegócio no Brasil.

O curso, que tem apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e da Academia Halal do Brasil, já foi ministrado em instituições como o Ministério das Relações Exteriores/Instituto Rio Branco e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília. É indicado para profissionais do setor agropecuário, do segmento agroexportador, funcionários do serviço público das áreas de comércio exterior e diplomacia, imprensa, academia e demais interessados no assunto.

Ao final, a CNA e a Fambras emitirão certificados eletrônicos para os inscritos com a participação mínima de 75% de acompanhamento das palestras.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
 instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas