O Mundo Islâmico: Oportunidades e desafios para agropecuária no Brasil

data

6, 13, 20 e 25 de agosto

horário

09:00h às 10:30h

local

Online

Curso certificado a distância 

Realização: 
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS) 

Apoio: 
Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB)
Academia Halal do Brasil

O curso acontecerá nos dias 6, 13, 20 e 25 de agosto de 2020. Cada sessão terá dois módulos temáticos e a duração máxima de 90 minutos. Será gratuito para todos os inscritos.  Os professores ministrarão palestras ao vivo por meio da plataforma virtual Zoom.

A ideia é demonstrar e debater as oportunidades e os desafios para o agronegócio do Brasil nos mercados com população de maioria islâmica. Tendências de consumo de alimentos e bebidas, certificações específicas e atração de investimentos diretos estão entre os temas do curso.

É indicado para profissionais do setor agropecuário, do segmento agroexportador, funcionários do serviço público das áreas de comércio exterior e diplomacia, imprensa, academia e demais interessados no tema.

A programação trará a experiência de profissionais do setor privado, governo e academia. A FAMBRAS e a CNA emitirão certificados eletrônicos para os inscritos com a participação mínima de 75% de acompanhamento das palestras.

Palestrantes – biografia

Módulo I. População islâmica no mundo: distribuição geográfica, padrões e novas tendências de consumo de alimentos e bebidas.

Fausto Godoy -  Formado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (1968) e em Direito Internacional Público na Universidade de Paris (I) - 1971. Também cursou História da Arte na “École du Louvre”, do Museu do Louvre (1973). Ingressou na carreira de diplomata do MRE, em 1976. Serviu nas Embaixadas do Brasil em Bruxelas (1978); Buenos Aires (1980); Nova Délhi (1984); Washington (1992); Pequim (1995); e Tóquio (2001). Foi Encarregado de Negócios nas Embaixadas do Brasil em Hanói (2007); Bagdá (sediada em Amã), 2011; Daca (2012); Astana (2013); e Yangon, (2014). Foi chefe interino do Escritório Comercial do Brasil em Taipé (2008). Em 2004, foi designado Embaixador do Brasil junto aos Governo do Paquistão. Em 2005, assumiu a embaixada do Brasil no Afeganistão. Tornou-se Cônsul-Geral do Brasil em Mumbai, em 2009. Ocupou vários cargos na Secretaria de Estado das Relações Exteriores, em Brasília.  Chefiou a delegação brasileira na “Conferência sobre a Reconstrução do Afeganistão”, em Tóquio (2002). Aposentou-se do Ministério das Relações Exteriores, em 2015. Na esfera cultural, foi coordenador do itinerário internacional da “Mostra do Redescobrimento”, nas celebrações do V Centenário do Descobrimento do Brasil (1999). Atualmente, é professor no Curso de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, e coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios Asiáticos da ESPM. Tem participado de seminários nacionais e internacionais sobre a Ásia. Tem matérias publicadas em revistas brasileiras e estrangeiras.

Módulo II. Princípios do Islamismo e seus reflexos para o mercado internacional de bens agropecuários

Ali Hussein El Zoghbi - Atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente da FAMBRAS (Federação das Associações Muçulmanas do Brasil) e de diretor de comunicações da CIBAL HALAL (Central Islâmica Brasileira de Alimentos Halal). Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade de Mogi das Cruzes, em Ciências Econômicas pela PUC-SP e em Pedagogia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio mantenedor do Grupo Educacional 24 de março e presidente da ASSETESP (Associação das Escolas Técnicas na Área da Saúde da Região Metropolitana de São Paulo). Foi diretor da UNI (União Nacional das Entidades Islâmicas) e conselheiro do Conselho Pleno da Cidade de São Paulo. Como palestrante convidado, realizou inúmeras palestras sobre os temas: Influência do islamismo na Cultura Brasileira; Noções de Religião Islâmica; Islamismo e suas práticas; A Biografia do Profeta Muhammad; O Alcorão e seu significado; Marketing Educacional; Marketing nos Países Islâmicos; Breve História dos Escravos Malês e Políticas Públicas em Educação na Área de Saúde.

Módulo III. Normas e princípios do Direito Islâmico e sua relação com o sistema jurídico internacional.

Dr. Salem Nasser - Doutor em Direito Internacional pela USP. Pela Universidade de Paris II - Panthéon Sorbonee, obteve um DSU - Diploma Superior da Universidade - em Direito Internacional Privado e um DEA - Diploma de Estudos Aprofundados em Direito Internacional Público. Desde 2004, é professor da Escola de Direito de São Paulo da FGV-Direito SP, onde tem desenvolvido materiais didáticos e testado metodologias de ensino para as disciplinas relacionadas à regulação jurídica das relações internacionais. Pesquisador, entre outros temas, sobre o estudo do direito islâmico e suas relações com o direito internacional, questões relacionadas ao Oriente Médio e aos mundos árabe e muçulmano. Coordenador do Centro de Direito Global da Direito SP. Foi, em 2009 e 2011, respectivamente, pesquisador visitante do Lauterpacht Centre for International Law e do European University Institute.

Módulo IV. O conceito Halal: certificações e regulamentos para os setores de alimentos e bebidas.

Elaine Franco de Carvalho - Atualmente, é auditora líder do Setor Halal Industrial – FAMBRAS. Especialista em segurança dos alimentos, pós-graduada em Gestão da Qualidade, formada em Tecnologia de Alimentos e técnico em Química. Auditora líder FSSC 22000, com conhecimento na implantação da ISO/ IEC 17065. Profissional com vasto conhecimento no segmento de indústrias alimentícias, químicas e cosméticas. Tem mais de 5 anos de experiência no ramo de certificação Halal. Especialista em desenvolvimento e aprimoramento de sistemas de gestão da qualidade, como APPCC, Programas de pré-requisitos, BPF, ISO/ IEC 17065 e também para aplicação de ferramentas da qualidade. 

Módulo V. O comércio internacional de alimentos e produtos Halal: oportunidades e desafios para o setor agropecuário.

Rubens Hannun - Atualmente, preside a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, onde também foi diretor, vice-presidente de Marketing e vice-presidente de Comércio Exterior. É formado em Administração de Empresas e cursou pós-graduação em Metodologia de Pesquisa pelo Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (USP). Foi professor da Business School São Paulo e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Pesquisa de Mercado (ASBMP). É presidente da H2R Pesquisas Avançadas, empresa de pesquisas, consultoria e marketing fundada em 1988.

Módulo VI. A política comercial do agronegócio brasileiro para países islâmicos.

Embaixador Orlando Leite Ribeiro - Ocupa o cargo de Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) desde janeiro de 2019.  Formou-se em Economia pela Universidade Cândido Mendes em 1990. Durante a maior parte de seus 26 anos como diplomata de carreira, lidou com questões econômicas e de promoção comercial. No exterior, trabalhou no Gabinete de Comércio do Governo Brasileiro em Nova Iorque e nas Seções Econômicas em Assunção e Washington. No Brasil, entre outras funções, foi vice-chefe da Divisão de Política Financeira, consultor da Divisão de Integração Regional e Coordenador-Geral de Planejamento Estratégico. Também chefiou a Divisão de Agricultura e Mercadorias e Divisão de China e Mongólia. De 2014 a 2015, foi coordenador do curso de Diplomacia Econômica, no Instituto Rio Branco. Em dezembro de 2016, foi nomeado Diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimento, cargo que ocupou até dezembro de 2018.

MÓDULO VII.  Banca Islâmica e as principais características das finanças islâmicas.

Ângela Martins - Ocupa a função de representante principal e gerente de país para América Latina no First Abu Dhabi Bank. Também coordena o Comitê de Escritórios de Representação da ABBI, da Associação Internacional de Bancos e é membro do Conselho Editorial da América Latina da Revista GTR.   Formada em Administração de Empresas pelo Instituto Santo André. Também cursou Artes e Literatura e MBA pelo Instituto Mauá de Tecnologia. No Banco PINE, foi responsável pela expansão de suas atividades internacionais. No Banco ABC Brasil, uma subsidiária da Arab Banking Corporation, foi diretora-executiva do Departamento Internacional. Foi palestrante convidada em diversas conferências, seminários e workshops internacionais na Europa, EUA e Brasil. Em 2004, escreveu o que foi o primeiro livro sobre Banca Islâmica em português. Também organizou, com a Universidade de São Paulo, grupo de estudos sobre o assunto. Foi membro do Comitê de Relações Exteriores da Federação dos Bancos Brasileiros (FEBRABAN), onde também foi coordenadora, por três anos, e membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Diretores Corporativos da Mulher.

Módulo VIII. Fundos soberanos de países Islâmicos:  investimentos diretos e financiamentos para o agronegócio no Brasil.

Yana Dumaresq Sobral Alves - Atualmente, é Secretária Especial Adjunta de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia do Brasil. Ingressou no serviço público federal em 2009, na carreira de Analista de Comércio Exterior, do antigo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Foi Secretária-Executiva do MDIC (2018) e, anteriormente, Subsecretária de Informação e Gestão Estratégica (2015-2017) e Chefe da Assessoria Técnica (2009-2010). Possui ampla experiência no exercício da presidência de órgãos colegiados e de participação em instâncias deliberativas da Administração Pública, a exemplo dos comitês da Câmara de Comércio Exterior e dos Conselhos Deliberativos de Apex-Brasil e ABDI. Nos anos de 2013 e 2014, licenciou-se do Governo Federal para ocupar a posição de Diretora Adjunta para América Latina no World Economic Forum, em Genebra. Experiências anteriores na área de desenvolvimento sustentável: Ministério do Meio Ambiente, Governo Britânico (Foreign and Commonwealth Office) e UN Environment. Mestre pela University of Cambridge, onde estudou a interação do sistema multilateral de comércio com os regimes ambientais internacionais. É, também, Mestre em Gestão e Liderança Corporativa, pelo consórcio Global Leadership Programme, composto por INSEAD, Columbia University, London Business School, Wharton School e China Europe International Business School – CEIBS. É Bacharel em Relações Internacionais, pela Universidade de Brasília. Participou de programas de treinamento executivo na Universidade de Harvard (Kennedy e Business Schools), na Escola de Governo do Reino Unido e no Centro de Treinamento da ONU (UNITAR).


Áreas de atuação

Relações Internacionais

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