18/10/2019

CNA defende medidas para facilitar exportações de frutas frescas

Brasília (18/10/2019) - O presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Roberto Barcelos, reuniu-se na quinta (17) com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para pedir a desburocratização nos despachos aduaneiros em aeroportos para exportação de frutas frescas.

“Ainda há gargalos operacionais e de infraestrutura nos despachos. Como se trata da exportação de frutas frescas, qualquer atraso pode comprometer a qualidade do produto exportado”, afirma Barcelos. Em alguns casos, por conta deste atraso, a perda de carga chega a 7% do volume exportado.

A ministra informou que o ministério se empenhará em resolver o problema, pois com a abertura de outros países para as frutas brasileiras, será preciso modernizar estas operações para atender os setores da forma que o agro precisa.

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, afirmou que a pasta vai buscar ações de curto, médio e longo prazo para aprimorar os processos em conjunto com o setor.

Também participaram da reunião o coordenador de Produção Agrícola da CNA, Maciel Silva, e representantes da Abrafrutas.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araújo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Fruticultura

Veja também