Logo CNA

CNA trata sobre abertura de novos mercados para a fruticultura
Fruticultura

Reunião da Câmara Setorial foi realizada na quinta (2)

2 de março 2023
Por CNA

Brasília (02/03/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou de reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Fruticultura, na quinta (2), em Brasília, para tratar sobre a abertura de novos mercados exportadores para o setor.

Os participantes da reunião falaram sobre o andamento do processo de abertura de mercados para o setor, como maçã para Tailândia, Indonésia e Filipinas, abacates e avocados para o Japão.

“A abertura de novos mercados possibilita a expansão da produção nacional, atrelado a melhoria na qualidade do produto nacional, e ao desenvolvimento socioeconômico das regiões produtoras, geração de novos empregos e divisas ao país”, destacou a analista técnica da CNA, Letícia Fonseca.

Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Fruticultura Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Fruticultura

Nos últimos anos foram abertos inúmeros mercados, como para a maçã em países como Guatemala, Colômbia, Nicarágua, Senegal e Honduras; para o abacate na Argentina; para o limão no Chile; para o gengibre no Egito; e para castanhas na Arábia Saudita e Coreia do Sul.

A reunião também tratou sobre a atualização da legislação para exportação de mamão para o mercado norte americano, o Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura, e sobre a necessidade de geração e acompanhamento de dados da produção nacional, como forma de defesa do potencial produtivo nacional, fomento a investimentos privados e desenvolvimento de políticas públicas.

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas, mas ainda representa uma pequena parcela no mercado externo, com menos de 1% do mercado global de frutas, em 2021.

Nos últimos anos, a fruticultura nacional vem se aprimorando, com técnicas inovadoras e buscando sempre maior qualidade e segurança do produto, o que tem trazido bons resultados no mercado nacional e global.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas