Logo CNA

Bambu se transforma em cadeira em curso de artesanato do SENAR
20160427141540 fileid bambu internaweb 0 741674002015150611881

Um dos participante fabricou um andador para se locomover

27 de abril 2016
Por Senar

Diante da necessidade de mão de obra qualificada no campo, o Sindicato dos Produtores Rurais de Resplendor realizou, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG), o curso de Artesanato de Fibras Naturais Rígidas/Bambu. O evento contou com a participação de trabalhadores e produtores rurais de Nicolândia, distrito de Resplendor.

Na capacitação, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas. Em seguida receberam um certificado. Entre os participantes, o único homem do grupo chamou a atenção pela força de vontade.

“São pessoas que não medem esforços para aprender e todas muito empenhadas e dispostas a conhecer, entender como funciona o artesanato com bambu. No entanto, o entusiasmo e a força de vontade de João da Silva Posi contagiaram a todos. Ele utilizava um andador para se locomover, mas durante o fim de semana após o término do curso ele fez um andador com bambu, utilizando as técnicas apreendidas no curso aqui em Nicolândia. Isso foi comovente”, destacou o mobilizador Márcio Magre.

O curso foi ministrado pela instrutora Bárbara Izabel Pereira Marques e apresentou todo o processo de criação de um móvel, da colheita do bambu até o acabamento. A instrutora também abordou a valorização da atividade, além da importância de medidas preventivas para a saúde e cuidados com o meio ambiente.

Cada participante foi responsável pela construção de uma cadeira. O mobilizador Márcio Magre destacou que o resultado do curso foi surpreendente. “Os participantes garantiram que estão pensando na criação de uma associação para poderem investir na comercialização de móveis feitos de bambu e, desta maneira, elevar a renda familiar”, garante o mobilizador.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEMG/SENAR-MG
www.sistemafaemg.org.br

Matérias Relacionadas