Meio Ambiente Biodiversidade ABC Cerrado Agricultura de Baixo Carbono Tecnologia no Campo

Um caminho sem volta

José Zeferino Pedrozo

Por CNA 17 de outubro 2018
Compartilhe:
13

O Brasil está dando um exemplo ao mundo que detém uma agricultura moderna, eficiente e ecologicamente responsável. O País produz 7% do alimento do planeta e, ao mesmo tempo, ostenta a segunda maior cobertura florestal do mundo, 12% da água doce existente e 20% da biodiversidade conhecida. Os produtores e empresários rurais demonstram crescente consciência, interesse e adesão aos propósitos de uma agricultura sem emissões porque compreendem a gravidade do fenômeno: o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera, ao reter o calor recebido do sol, é responsável pelo aquecimento do planeta.

Praticamente todas as entidades do agronegócio aderiram às metas de redução da emissão de gases de efeito estufa perseguidas pelo Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono – que busca reduzir a emissão de CO2, mantendo a alta produtividade agrícola e recuperando 15 milhões de hectares de pastagens degradadas.

 A consolidação de uma economia de baixa emissão de carbono na agricultura envolve uma série de ações, entre elas o financiamento para a recuperação de áreas e pastagens degradadas, implantação de sistemas orgânicos de produção agropecuária, melhoria dos sistemas de plantio direto na palha e de integração lavoura-pecuária, lavoura-floresta, pecuária-floresta ou lavoura-pecuária-floresta.

Além disso, objetiva a implantação, manutenção e manejo de florestas comerciais, inclusive aquelas destinadas ao uso industrial ou à produção de carvão vegetal; adequação ou regularização das propriedades rurais frente à legislação ambiental, recuperação da reserva legal, de áreas de preservação permanente e o tratamento de dejetos e resíduos, entre outros, além da implantação de planos de manejo florestal sustentável.

O programa financia as práticas e tecnologias adequadas e sistemas produtivos eficientes que contribuem para a redução dos gases causadores do efeito estufa. Também garante ao produtor maior capacidade de pagamento, pois o crédito é oferecido com prazos de carência e de pagamento diferenciados, além de taxas de juros mais baixas. Essa medida é a primeira iniciativa do setor em larga escala e atende ao acordo voluntário firmado pelo Brasil durante a Conferência da ONU sobre o Clima em Copenhague (dezembro de 2009) que estabeleceu uma série de ações de mitigação de gases de efeito estufa para o País.

Por essa razão, as entidades do agronegócio reivindicam aos futuros governantes apoio à agricultura de baixo carbono, expandindo as ações públicas e privadas voltadas à assistência técnica, extensão rural e difusão de tecnologia em sinergia com outras fontes e mecanismos nacionais e internacionais. Pedem incentivos para a expansão agrícola e pecuária, bem como para a recuperação florestal, em áreas degradadas e de baixa aptidão agrícola por meio dos planos de investimento.

José Zeferino Pedrozo é Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Senar

Áreas de atuação

Veja também

Acordo de Parceria entre Mercosul e União Europeia
Publicações Nota técnica

Acordo de Parceria entre Mercosul e União Europeia

Relações Internacionais

22 de janeiro 2026

Ler publicação
Replantio da soja pode elevar custos em até 7,4 sacas por hectare
Publicações Campo futuro

Replantio da soja pode elevar custos em até 7,4 sacas por hectare

Cereais, Fibras e Oleaginosas

16 de janeiro 2026

Ler publicação
Mercado na aquicultura: o desafio de acompanhar seu dinamismo
Publicações Campo futuro

Mercado na aquicultura: o desafio de acompanhar seu dinamismo

Aquicultura

16 de janeiro 2026

Ler publicação
2ª edição do Manual de Boas Práticas das CADECs
Publicações Comunicado técnico

2ª edição do Manual de Boas Práticas das CADECs

Aves e Suínos

15 de janeiro 2026

Ler publicação
Panorama do Agro - Semana de 15 a 19 de dezembro
Publicações Boletins técnicos

Panorama do Agro - Semana de 15 a 19 de dezembro

19 de dezembro 2025

Ler publicação
Mercado Mundial de Equídeos
Publicações Documento técnico

Mercado Mundial de Equídeos

Equideocultura e Relações Internacionais Equideocultura e Relações Internacionais

16 de dezembro 2025

Ler publicação
Série Especial Conacarne - Aprendizados estratégicos durante o 1º Congresso Nacional da Carne
Publicações Campo futuro

Série Especial Conacarne - Aprendizados estratégicos durante o 1º Congresso Nacional da Carne

Núcleo de Inteligência de Mercado e Bovinocultura de corte Núcleo de Inteligência de Mercado e Bovinocultura de corte

15 de dezembro 2025

Ler publicação
Panorama do Agro - Semana de 8 a 12 de dezembro
Publicações Boletins técnicos

Panorama do Agro - Semana de 8 a 12 de dezembro

13 de dezembro 2025

Ler publicação