- Explorar
- Notícias
- Eventos
- Publicações
- Processo Seletivo
- Fale Conosco
- Instituições
-
CNA
-
SENAR
-
INSTITUTO CNA
-
FACULDADE CNA
-
Conselho do Agro
-
Encontre um Sindicato
-
Encontre uma Federação
-
Denuncie Crimes Rurais
-
Panorama do Agro
Pecuária de Leite: Como o atual cenário de retração na captação de leite pode ser explicado pelo ponto de vista do produtor em termos de custo de produção?
Apesar da comercialização praticamente diária, a produção leiteira é uma atividade agropecuária de longo prazo, visto que os investimentos para a instalação ou expansão da produção são altos, e os resultados tendem a retornar em ritmo gradativo. Em contrapartida, o desinvestimento ou a saída da atividade muitas vezes ocorre de forma um pouco mais rápida, seja pela boa liquidez dos rebanhos ou mesmo pela possibilidade de alteração na dieta das vacas em momentos de custos elevados, como ocorrido nos últimos anos na pecuária leiteira do Brasil. O resultado da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE de 2022 trouxe em números o tamanho da retração na captação do leite no país: uma queda de 5,05% em relação ao volume total de 2021. O Brasil registrou a captação de 23,8 bilhões de litros em 2022, contra 25,1 bilhões em 2021, configurando o segundo ano consecutivo de redução na quantidade de leite adquirido. A retração representa nada menos que 1,26 bilhão de litros e consolida o menor volume anual dos últimos seis anos. A retração ocorreu de maneira generalizada, à exceção da região Nordeste, que contou com melhor regime de chuvas em função da La Niña.
Áreas de atuação
Veja também
Impacto das operações de tratos e colheita na estrutura de custos de produção da cana-de-açúcar no Centro-Sul e Nordeste
13 de novembro 2025
Alimentação no domicílio recua 0,16% em outubro
13 de novembro 2025
Análise CNA - Outubro de 2025
11 de novembro 2025
Bananicultura brasileira: mercado interno consolidado e ameaças competitivas externas
7 de novembro 2025
Produtividade como escudo: custos, preços e resiliência da silvicultura brasileira
7 de novembro 2025
Declaração Conjunta do Fórum Empresarial Agrícola do Mercosul
6 de novembro 2025