Logo CNA

Trabalhadores de Janaúba recebem treinamento de Brigadista de Emergência
20160517144117 fileid brigadista interna 0 682108002015150611751

Treinamento foi realizado pelo SENAR Minas em parceria com o Sindicato Rural do município

17 de maio 2016
Por Senar

Numa parceria entre o SENAR Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, foi realizado pela primeira vez na região o treinamento para Brigadistas de Emergência. Foram atendidos 36 trabalhadores das empresas NJ Brito Segurança e Cerâmica Gorutuba.

O treinamento foi aplicado pelo instrutor Allan Leal Taveira, engenheiro de segurança do trabalho, com o objetivo de proporcionar aos participantes conhecimentos básicos sobre prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndio, abandono de área, técnicas de primeiros socorros e adequar as empresas às legislações específicas.

Segundo o gerente regional do SENAR em Montes Claros, Dirceu Martins, o treinamento de Brigadistas de Emergência tem como foco principal o combate a incêndios florestais, porém, quando se trata de segurança no trabalho e técnicas de prevenção e rotas de fuga, todas as pessoas envolvidas em áreas potencialmente de risco devem possuir os conhecimentos mínimos em caso de incidentes, especialmente em aglomerações de pessoas - como é o caso de exposições agropecuárias.

Os trabalhadores das empresas prestam serviços em áreas de produção de frutas no Projeto de Irrigação Gorutuba em Nova Porteirinha e Janaúba, e na fabricação de tijolos e telhas, onde fazem a segurança em locais de fornos, tanques de combustíveis, campo de pouso de aeronaves, dentre outros.

Uma parte dos trabalhadores treinados vai prestar serviços durante os 10 dias de realização da XXVI Exposição Agropecuária de Janaúba, que acontece de 26 de maio a 5 de junho no Parque de Exposições, onde é esperado um público de 100 mil visitantes.

Maria Soraia Amorim e Alvina de Souza Andrade acharam de suma importância as orientações recebidas no curso, principalmente sobre evacuação de pessoas, controle de tumultos e primeiros socorros, “pois, não podemos ficar preocupadas somente com o combate ao fogo, mas também, em tirar as pessoas destas áreas e como tirá-las sem causar danos”.

Para Eljhon Eduardo Viana, que trabalha em uma fazenda no município de Nova Porteirinha, as orientações repassadas no curso vieram em excelente hora. Principalmente no que diz respeito a incêndios florestais: “por estarmos em uma região muito seca e com muitos registros de incêndios, as orientações sobre o combate vão ajudar muito, caso tenhamos que trabalhar em algum problema”, disse. Segundo Paulo César Santos, coordenador de equipe de segurança, o curso serviu para reciclar seus conhecimentos.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas