Logo CNA

Sistema S cria grupo de trabalho para alinhar ações estratégicas
Sistema s 0 362371002015150608851

Iniciativa busca estimular o empreendedorismo em Mato Grosso do Sul

15 de agosto 2017
Por Senar

As instituições corporativas que compõem o Sistema S em Mato Grosso do Sul – SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SESI (Serviço Social da Indústria), SESC (Serviço Social do Comércio), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SEST(Serviço Social do Transporte), SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) – instituíram, nessa sexta-feira (11), um grupo de trabalho criado para estreitar e alinhar ações estratégicas no intuito de aperfeiçoar os serviços oferecidos para a população do estado.

A parceria foi acertada em reunião com gestores e executivos das instituições realizada na sede do SENAC em Campo Grande. A ideia é unir esforços para atuar em quatro frentes, além de estabelecer um calendário de encontros para troca de informações que possam nortear as ações de cada instituição.

O superintendente do SENAR/MS, Lucas Galvan, pontua a importância da iniciativa. “Esse grupo de trabalho potencializará as ações de todas as instituições participantes, otimizando os processos internos, aumentando a sinergia do nosso atendimento à sociedade sul-mato-grossense e estimulando o empreendedorismo".

O diretor-corporativo da Fiems, Claudio Jacinto Alves, avalia que, após a reunião, ficou clara a importância do trabalho conjunto entre as instituições. “Com serviços em comum, como consultorias, pesquisa e assistência técnica, educação regular e profissional, assistência social e lazer, além de características organizacionais similares, temos de nos unir e trabalhar para conhecer melhor o trabalho e práticas de gestão de cada instituição, e discutir temas de interesse relacionados à legislação e regulamentação”, disse.

A Fiems será a responsável pelo painel de gestão criado pelo grupo de trabalho, enquanto o Sebrae coordenará o painel de integridade, a Unidade de Comunicação e Marketing do Sistema Fiems ficará a cargo da parte de comunicação e a Fecomércio/MS cuidará da frente de negócios. Diretor regional do Senai, Jesner Escandolhero destacou as oportunidades advindas da união das instituições. “Poderemos trabalhar de forma direcionada com os produtos e serviços, agregando valor ao portfólio de todas as instituições”, ponderou.

Para o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, a área de educação das instituições é um ponto a ser explorado. “Esta característica nos une é algo que podemos trabalhar, de forma a atingir uma parcela cada vez maior da população”, pontuou. O superintendente do IEL, José Fernando do Amaral, pontuou os vínculos existentes entre as instituições. “Compartilhar experiências e expertise do Sistema S é muito importante. Há vínculos fortes entre nós e isso com certeza deve ser mais explorado”, opinou.

O diretor-regional do Senac/MS, Vitor Mello, destacou que a atuação conjunta resultará em melhores serviços para a população. “Todas essas oportunidades de atuação nos fizeram ter a ideia de fazer esse grupo de trabalho, que a partir de agora vai se reunir sistemicamente. Com esse projeto poderemos oferecer serviços cada vez melhores, e quem vai ganhar com isso são nossos clientes e, dentro das nossas instituições, melhorar as práticas de gestão”, considerou.

A diretora-regional do Sesc, Regina Ferro, frisou a importância do Sistema S para a sociedade. “Juntos, atendemos toda a população porque um S é do comércio, outro da indústria, outro do rural e outro do transporte. Muito do que nós fazemos desafoga os equipamentos públicos, tem a questão de ações sociais, escolas, área de saúde, formação profissional, então, juntos, acabamos fazendo uma contribuição tanto para a população quanto para o próprio governo”, concluiu.

Também participaram da reunião o diretor de Comunicação e Marketing do Sistema Fiems, Robson Moreira, o superintendente do Siscoop/MS, Dalva Garcia Caramalac, a técnica de formação profissional do Sest/Senat, Maria Conceição dos Santos, o superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o assessor jurídico do Sebrae/MS, Luiz Aurélio Adler Ralho, o superintendente da Fecomércio/MS, Valmira Carvalho, a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela de Oliveira França, e o diretor-técnico do Sebrae, Tito Estanqueiro.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MS com informações da Comunicação da Fiems
www.senarms.org.br