Logo CNA

CNA discute estratégias para negócios agrícolas em períodos de crise
Whats App Image 2020 05 13 at 14 07 42

Transmissão ao vivo conversou com especialista em gestão do agro

13 de maio 2020
Por CNA

Brasília (13/05/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou uma transmissão ao vivo pelos canais de comunicação digitais do Sistema CNA com o tema “Estratégias para Negócios Agrícolas em Ambiente de Crise”, na quarta (13).

O encontro contou com a participação do superintendente técnico da Confederação, Bruno Lucchi, e do consultor internacional da Centrec Consulting Group , Carlos Ortiz. Mestre em Economia Agrícola pela Universidade de Purdue (Estados Unidos), Ortiz teve passagens por duas importantes instituições financeiras ligadas ao agronegócio, o Rabobank e o Itaú BBA.

“Nesse momento, o produtor, mais do que nunca, precisa ter uma gestão muito bem apurada. Não só ter controle de custos e do processo produtivo, mas saber comercializar e ter estratégias de venda e de crédito para o seu negócio”, disse Bruno Lucchi.

A palestra abordou questões estratégicas e ações práticas de prevenção para a sustentação do negócio durante a pandemia do coronavírus. Segundo o consultor, os ciclos econômicos e crises afetam mais alguns negócios do que outros, dependendo do modelo de produção. Ortiz falou sobre o efeito dos custos fixos durante ciclos econômicos e destacou que modelos mais intensivos, com mais custos fixos, podem ser mais frágeis.

“Modelos de produção envolvendo muito custo fixo e muito investimento demandam atenção. Temos que avaliar as despesas de arrendamento e terceirização, a intensificação em imobilizado e a taxa de crescimento. Se a velocidade de crescimento é alta, ela turbina o problema do risco”, afirmou.

Ele lembra que a dificuldade de fluxo da produção também fragiliza – especialmente em uma crise que afeta a distribuição –, os produtos perecíveis, sazonais ou que precisam de entrega específica, como flores e hortaliças.

Para evitar esses problemas, a recomendação é ter reservas de liquidez e reduzir endividamentos. De acordo com ele é preciso evitar o “cobertor curto” e as consequentes “pedaladas”, que, em geral, começam com saltos de crescimento.

“Antes de mais nada, construa e cuide da liquidez, a primeira linha de defesa. Quanto maior o risco, mais liquidez eu preciso. Além de proteger o negócio, ela também permite buscar oportunidades”, destacou o consultor.

Estratégias - Em termos de estratégias possíveis diante da crise, Ortiz indica corrigir endividamentos e liquidez, ajustar rotas e consertar o modelo de produção e concentração setorial, além de tomar precauções de caixa e continuidade e rastrear oportunidades. Outra dica fundamental é comparar dívidas com faturamento.

O próximo passo é ajustar a operação, o que envolve estancar o sangramento, reduzir estrutura, rever despesas, investimentos e o mix de atividades. O foco deve ser repensar o negócio para equilibrar liquidez, investimento e custo fixo.

Ações – Entre as ações consideradas “prudenciais”, o especialista em gestão lembra que o produtor rural deve avaliar como fazer para juntar caixa, para planejar e gerir e para dar continuidade ao negócio como um todo.

A primeira medida inclui desembolsar linhas de crédito, rever despesas, adiar investimentos, esticar prazos, recuperar recebíveis em atraso, alongar dívidas, cobrar multas por atrasos e reduzir estoque, por exemplo.

Para o planejamento e gestão do caixa é preciso refinar o fluxo de entradas e saídas, classificar cada saída por prioridade, planejar atrasos de entradas, diversificar aplicações, manter um estoque estratégico de essenciais e diversificar canais de compra e venda, entre outras ações.

Por último, Ortiz oferece dicas para assegurar a continuidade do negócio, como ter um banco de reservas de gerentes, monitorar e diversificar o fluxo comercial, manter garantias livres, fazer relatórios financeiros claros e organizar indicadores financeiros em ordem.

“Tão importante quanto tudo isso é se preparar para a volta. O futuro não será uma linha contínua do passado. Muita coisa já mudou no hábito dos consumidores. Muitos países estão atuando diferente em relação às suas importações, localização de manufatura e localização de processo. As cadeias estão se reconfigurando e é importante repensar como essas cadeias vão ser depois da crise”.

Confira a apresentação do consultor Carlos Ortiz aqui .

Assista a live:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte