Logo CNA

Sistema CNA/Senar mostra ações para fortalecer produtores de alimentos artesanais e tradicionais
Queijo artesanal 200819 222522

Assunto foi tratado em live na quarta (19)

19 de agosto 2020
Por Senar
Por CNA

Brasília (19/08/2020) – O Sistema CNA/Senar mostrou em uma transmissão ao vivo, na quarta (19), as ações desenvolvidas para fortalecer os produtores de alimentos artesanais e tradicionais, como a criação de um programa específico para esse público e a estratégia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para agroindústrias.

Os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre esses assuntos com a coordenadora de projetos do Senar, Luana Frossard, e com a assessora técnica da CNA Marina Zimmermann.

Marina explicou que o programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais foi elaborado a partir da demanda de produtores, pesquisadores e proprietários de estabelecimentos rurais para levar tecnologias e dar condições diferenciadas aos produtores desses alimentos.

“O principal objetivo é a agregação de valor aos alimentos artesanais e tradicionais para proporcionar a melhoria de renda e aumento de competitividade dos produtores rurais. Por isso, o programa atua nas áreas de Capacitação e Assistência Técnica e Gerencial, Regulamentação, Comercialização e Marketing, Organização Coletiva, além de Tributação e Crédito”, destacou Marina.

Em 2019 o Senar iniciou o acompanhamento técnico gratuito para agroindústrias de alimentos artesanais de queijos e de embutidos e defumados em Minas Gerais.

Na pandemia, Luana explica que os atendimentos foram ampliados para agroindústrias de Sergipe e de Rondônia por meio da adesão das Administrações Regionais do Senar desses estados.

“Mesmo com a pandemia conseguimos dar continuidade às ações de assistência técnica e gerencial de forma virtual. Além disso, existe a previsão de iniciar a ATeG para agroindústrias de produtos derivados de farinha e de produtos vegetais, em Santa Catarina, e de queijos, no estado de Goiás”.

Entre as dúvidas respondidas na live estavam quais os benefícios do Selo Arte para produtores alimentícios de origem animal, regulamentado pelo Decreto nº 9.918, de 18 de julho de 2019.

“O Selo Arte é uma certificação que assegura a diferenciação de produtos artesanais dos industrializados. Além disso, facilita a comercialização do produto artesanal de origem animal em todo território nacional desde que já possua o selo de inspeção municipal, estadual ou federal”, finalizou Marina.

Para conhecer a atuação do Sistema CNA/Senar para o fortalecimento de produtores de alimentos artesanais e tradicionais, acesse:

https://www.cnabrasil.org.br/a...

Para rever a live, acesse:

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

Foto: Wenderson Araujo

Telefone: (61) 2109 1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas