Logo CNA

Setor cafeeiro é tema de audiência pública na Câmara
IMG 8823

Presidente da Comissão Nacional de Café da CNA foi um dos expositores

28 de novembro 2019
Por CNA

Brasília (28/11/2019) – O presidente da Comissão Nacional de Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita, foi um dos expositores de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para debater a cooperação internacional entre os países produtores de café.

O debate foi realizado na quinta (28), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Em sua exposição, Breno demonstrou preocupação com a atual política cafeeira no país. Segundo ele, o país precisa garantir renda aos cafeicultores antes de discutir uma política mundial.

“São necessários preços mínimos que levem em consideração cada sistema de produção (mecanizada e não mecanizada) devido às diferentes características e custos de cada uma delas”.

O representante da CNA também falou da importância do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) na modalidade invertida para amenizar a atual crise de preços no setor.

Breno Mesquita

“Nós estamos discutindo políticas públicas para auxiliar o produtor, que é o principal ator da cadeia. Antes da atual crise de preço, nós já tínhamos iniciado as tratativas, mas infelizmente o tempo da política é diferente do setor produtivo”, disse.

Com relação à cooperação e à proposta de criação de uma Associação Mundial dos Países Produtores de Café, Breno pontuou a necessidade de discutir a operacionalização e fazer uma avaliação dos riscos envolvidos.

“Historicamente nós temos dificuldade em manter acordos com os demais países produtores de café. Na posição de líderes globais nesse mercado, qualquer descumprimento ou resultado falho dessa iniciativa nós seremos os mais prejudicados, porém, estamos abertos à discussão. Temas como melhoria das estatísticas globais e estímulo ao consumo são pautas que defendemos”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Foto: Wenderson Araujo
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação