Logo CNA

SENAR/SE realiza ações informativas durante a Festa do Vaqueiro e do Milho
Senar cariraweb 0 14382800 1515060862

Evento movimentou o agreste sergipano

19 de setembro 2017
Por Senar

O último final de semana foi de festa para o município de Carira, no interior de Sergipe. A tradicional Festa do Vaqueiro e do Milho comemorou, entre os dias 15 e 17 de setembro, a excelente safra de milho deste ano. A cidade, com uma das maiores produções de milho do estado, contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Sergipe (SENAR/SE) para a realização do evento, com ações de educação que incitavam não apenas o aumento da produção agrícola, mas, também, o incremento das atividades de Pecuária Leiteira.

O convite para a participação da festa partiu da prefeitura, que participou integralmente de todas as atividades propostas e trabalhadas pelo SENAR/SE. O objetivo da parceria é dar continuidade ao incentivo pelo desenvolvimento da Agropecuária. Para tal, a cidade já conta com ações do Sistema FAESE/SENAR, a exemplo do Curso Técnico em Agronegócio e do Programa Sertão Empreendedor. “A parceria com a Prefeitura é de grande valia para o Sistema. Por contar com apoio logístico, realizamos uma série de atividades no município que tem impacto direto na sua economia”, pondera o Presidente do Sistema, Ivan Sobral.

O estande montado pelo SENAR/SE foi ambientado com painéis que retratavam um cronograma de atividades que os produtores de leite da região do semiárido devem seguir. Implantação de pastagens, palmal e forragens adaptadas à região, armazenamento de água através de barragem subterrânea ou tanques, além do manejo sanitário e reprodutivo do rebanho são exemplos de ações listadas como capazes de proporcionar o saudável desenvolvimento da atividade, com foco no incremento da produtividade. O técnico do SENAR/SE, Flávio Napoleão, era o responsável por demonstrar aos visitantes a importância das ações sugeridas.

A programação da sexta, dia 15, contou com uma palestra sobre o Programa “Sertão Empreendedor” do SENAR/SE, realizada pela médica veterinária Aline Melo. Durante a atividade, foram divulgados o formato do programa, forma de adesão dos produtores, bem como os resultados apresentados pelos produtores, com aumento de renda e de produção. A expectativa é que a apresentação tenha despertado entre os produtores do município o interesse em diversificar a atividade agropecuária, afastando-se, assim, da monocultura do milho.

A atividade do sábado teve como tema “Segurança na operação de máquinas agrícolas”, em oficina ministrada pelo técnico Sérgio Filipin. Em pauta, a necessidade de cuidados com o maquinário, a fim de garantir o seu melhor aproveitamento, maior economia de combustível e menor desgaste das peças. “O maior dos objetivos, no entanto, é garantir a segurança do operador que maneja as máquinas, a fim de que não ocorra nenhum acidente”, declara o Gerente de Educação Profissional do SENAR/SE, Célio Dantas, que participou do encerramento das atividades, acompanhado pelo supervisor do setor, Gladson Silva.

Assessoria de Comunicação do SENAR/SE
senarsergipe.org.br

Matérias Relacionadas