Logo CNA

Santa Catarina

Senar/SC inicia 2023 com 320 cursos gratuitos somente no primeiro mês do ano
CNA IMAGEM PRINCIPAL3

Programação completa pode ser acessada no site https://sistemafaesc.com.br/senar/treinamentos-e-eventos/. 

10 de janeiro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Dois mil e vinte e três está chegando e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), já preparou uma lista de cursos gratuitos em várias áreas para os produtores e trabalhadores rurais desenvolverem novas habilidades. Somente no mês de janeiro, serão cerca de 320 capacitações realizadas com a parceria dos Sindicatos Rurais em todas as regiões do Estado. A programação completa pode ser acessada no site https://sistemafaesc.com.br/senar/treinamentos-e-eventos/ .

Os treinamentos fazem parte do Programa de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS). O objetivo é auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo. São beneficiados produtores e trabalhadores rurais que buscam aprimorar o conhecimento para aumentar a produtividade e promover inovações nas propriedades.

A Formação Profissional Rural contempla capacitações nas áreas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril, atividades relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social são oferecidos treinamentos com foco para a educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato.

O presidente do sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo , agradece aos produtores e trabalhadores rurais que confiaram na entidade e aproveitaram para ampliar conhecimentos em 2022. “É um orgulho visitar os empreendimentos do campo e perceber tanta qualidade, organização, produtividade, tecnologia e gestão eficiente. Isso acontece porque o produtor rural está atento às tendências e busca conhecimento e inovação. Nós reafirmamos o nosso compromisso em seguir incentivando a educação e a formação profissional com diversas soluções que atendem as necessidades do nosso público-alvo”.

OUTRAS OPORTUNIDADES DE CONHECIMENTO

Além dos cursos de curta duração disponibilizados mensalmente, o Senar/SC também está com vagas abertas para quem quiser ingressar em um grupo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em 2023. A iniciativa atende 10 cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura. Quem tiver interesse deve procurar o Sindicato Rural que atende seu município.

Outras grandes oportunidades de conhecimento que o Senar/SC oferece de forma simples e facilitada são os cursos disponibilizados no recém-lançado Portal de Educação a Distância: eadsc.senar.com.br . Agora, os produtores e trabalhadores rurais têm à disposição uma variedade de capacitações sobre as diferentes cadeias produtivas do estado sem precisar sair de sua propriedade. São cursos gratuitos, on-line e de curta duração para facilitar o aprendizado.

Já para quem tiver interesse em ser um técnico em uma área do agro, o Senar/SC está com o processo seletivo para quatro cursos da Rede e-TEC Brasil em oito polos catarinenses. Os interessados em se candidatar precisam ter concluído o ensino médio e podem se inscrever até o dia 19 de janeiro de 2023 pelo site etec.senar.org.br .

As vagas prioritárias são destinadas aos produtores rurais e seus familiares, além de colaboradores do meio rural. Os cursos com processo seletivo aberto em Santa Catarina são os seguintes: Técnico em Agronegócio nos polos de São Miguel do Oeste e São José; Zootecnia nos polos de Rio do Sul, Campos Novos, Braço do Norte e Campo Alegre; Fruticultura no polo de Fraiburgo e Florestas – o mais novo do Senar que abrirá no polo de Lages.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi , reforça que a grande missão do Senar/SC é levar oportunidades que auxiliam na parte técnica, na gestão e em outros aspectos que envolvem a atividade rural e isso é muito importante para seguir na vanguarda do agronegócio. O setor vem crescendo a passos largos desde a mecanização, automação e informatização. Agora temos a agricultura 4.0 e grandes desafios pela frente. Aproveito para confirmar que em 2023 estaremos ainda mais próximos com soluções adequadas às tendências e inovações, além de equipes de técnicos e supervisores altamente qualificadas para atender os nossos produtores e trabalhadores rurais. Contem com o apoio e a parceria do Senar Santa Catarina”.

Matérias Relacionadas