Logo CNA

SENAR/SC capacita gratuitamente 4.300 produtores rurais
Plantacao de goiaba luciano e antonio fazenda aguas de tamandua aparecida pb 03 0 24321700 1515060780

Em dezembro serão ofertados 269 treinamentos nas mais diferentes cadeias produtivas, beneficiando cerca de 4.300 profissionais do meio rural

4 de dezembro 2017
Por Senar

Para qualificar produtores, trabalhadores e empreendedores rurais nas mais diversas áreas da agropecuária, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), promove mensalmente cursos gratuitos. Neste mês de dezembro, serão ofertados 269 treinamentos nas mais diferentes cadeias produtivas, beneficiando cerca de 4.300 profissionais do meio rural.

O objetivo, de acordo com o presidente do Sistema FAESC/SENAR José Zeferino Pedrozo, é aprimorar a gestão das propriedades rurais garantindo o nível de excelência. “Com a qualificação, consequentemente aumentam as chances de elevar a rentabilidade dos produtores”, complementa.

Para participar, os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. Os treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC ( www.senar.com.br ) com as especificidades de carga horária, local e data de realização.

CURSOS EM DEZEMBRO

Para a região Norte estão previstos os cursos de criação de bezerras e novilhas em Mafra, educação ambiental em Major Vieira e aumento da produtividade do mel em Araquari, todos nos dias 04 e 05. O município de Itaiópolis receberá nos dias 05 e 06 o treinamento de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias. Nos dias 11 e 12 a qualificação em manejo de gado leiteiro será promovida em Papanduva. A capacitação em instalação e manutenção de redes elétricas ocorrerá em Monte Castelo nos dias 13 e 14.

No Vale do Itajaí o treinamento de meliponicultura será realizado em Massaranbuda nos dias 06 e 07. O município de Guaramirim terá nos dias 07 e 08 a capacitação em beneficiamento e conservação de pescado. Nos dias 11 e 12 os municípios de Agrolândia e Imbuía recebem, respectivamente, as qualificações em processamento de carne suína e jardineiro. O curso de cultivo de plantas medicinais será desenvolvido em Braço do Trombudo nos dias 12 e 13. A capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias está programada para os dias 13 e 14 em Ituporanga.

Na região Sul ocorrerá no período de 04 a 08 a qualificação em rédeas no município de Braço do Norte. Nos dias 06 e 07 o município de Maracaja terá o curso de conservas de frutas, hortaliças e temperos. A qualificação em turismo rural – planejamento e implantação de negócios será promovida nos dias 07 e 08 em Palhoça. Nos dias 11 e 12 o treinamento em processamento de carne de frango será ofertado em Pescaria Brava. O município de Laguna terá nos dias 13 e 14 a qualificação em meliponicultura. No período de 13 a 15 ocorrera e Imbituba o curso de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural.

Para a Serra Catarinense está prevista a capacitação em controle agroecológico de pragas e doenças nos dias 04 e 05 em Otacílio Costa. No período de 04 a 06 os municípios de São José do Cerrito e Urubici terão, respectivamente, os cursos de operação e manutenção de motosserra no corte de árvores e bordado com patchcolagem. O município de Celso Ramos receberá no período de 04 a 07 a qualificação de artesanato em tear com lã de ovelha. Nos dias 06 e 07 será realizado em Palmeira o curso de conservação do solo. O treinamento em artesanato de costura em tecidos será desenvolvido em Ponte Alta no período de 12 a 15.

Na região do Meio Oeste será realizado o curso de rédeas no período de 04 a 08 em Joaçaba. Nos dias 05 e 06 ocorrerá, respectivamente, nos municípios de Brunópolis e Irani as capacitações em manejo de colmeia e tratamento de madeira. O treinamento de empreendedorismo rural será oferecido no município de Caçador nos dias 07 e 08. Erval Velho terá nos dias 11 e 12 a qualificação em casqueamento e ferrageamento de equídeos. Nos dias 12 e 13 o curso de aproveitamento integral de alimentos ocorrerá em Lebon Régis.

Entre os treinamentos para o Oeste está previsto o de inclusão digital rural (informática básica) nos dias 04 e 05 em Seara. No período de 06 a 08 será realizado em Entre Rios o curso de produção caseira de pães e biscoitos. A capacitação em reflorestamento será promovida em Abelardo Luz nos dias 07 e 08. O município de Ipuaçu terá no período de 07 a 12 a qualificação de artesanato em tear com lã de ovelha. No dia 12 o curso de fluxo de caixa da atividade rural será realizado em Irani. Nos dias 18 e 19 a qualificação em criação de bezerras e novilhas ocorrerá em Quilombo.

Na região do Extremo Oeste será promovida a capacitação em fluxo de caixa na atividade rural no dia 06 em Itapiranga. Nos dias 06 e 07 o curso de derivados de leite ocorrerá em Campo Êre. Os municípios de São Bernardino e Galvão terão, respectivamente, os treinamentos em operação e manutenção de roçadeira e implantação e manejo de pastagens. A capacitação em produção caseira de massas para congelamento será realizada em Jupiá nos dias 13 e 14. Encerrando os treinamentos do mês ocorrerá em Pinhalzinho o de confeitaria nos dias 14 e 15.

Assessoria de Comunicação SENAR/SC

Matérias Relacionadas