Logo CNA

Senar apresenta projeto ABC Cerrado em congresso sobre gestão e liderança
Congresso gestao ABC Cerrado

Evento online contou com a participação de mais de mil inscritos de sete países

28 de maio 2020
Por Senar

Brasília (28/05/2020) - A experiência do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) na execução do projeto ABC Cerrado foi apresentada no Congresso Brasileiro de Gestão de Projetos e Liderança, na quinta (28).

O ABC Cerrado é uma ação conjunta entre Senar, Ministério da Agricultura e Embrapa, com recursos de US$ 10,6 milhões do Fundo de Investimento Florestal (FIP, em inglês), administrados pelo Banco Mundial, para a disseminação de adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono em propriedades rurais de sete unidades da Federação no Cerrado (Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Piauí, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Realizado pela primeira vez de forma virtual, o congresso contou com a participação de mais de mil inscritos de sete países.

A coordenadora de Programas e Projetos do Senar, Janei Cristina Resende, e a consultora Beatriz Benezra mostraram o gerenciamento eficaz de projetos em contextos complexos.

“Foram apresentados os desafios vivenciados na gestão da execução do projeto, o cronograma de implantação ao longo dos cinco anos de duração e as estratégias utilizadas para captar as lições aprendidas dessa experiência”, ressaltou Janei.

Como exemplo de complexidade, a coordenadora citou a execução descentralizada no bioma Cerrado com especificidades diferentes e a variação cambial para a gestão dos recursos financeiros.

Janei também falou sobre as estratégias utilizadas para solucionar os desafios e ainda superar as metas estipuladas no início do projeto.

A coordenadora Janei Cristina Resende (antes do início da pandemia)

A coordenadora Janei Cristina Resende (antes do início da pandemia)

“O projeto capacitou 7.800 produtores, superando em 30% a meta. Foram mais de 18 mil beneficiários, 54% acima do que foi estipulado. Tivemos 8.644 produtores rurais em dias de campo, 127% acima da meta. A assistência técnica e gerencial do Senar beneficiou 1957 produtores, ultrapassando o número inicial em 21%”, ressaltou.

A consultora Beatriz Benezra explicou aos participantes do congresso como implantou uma metodologia para a captação das lições aprendidas.

Para saber mais sobre o ABC Cerrado e assistir depoimentos de pessoas beneficiadas pelo projeto, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/p ...

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas