Logo CNA

Recuperação de nascentes em ação contra a seca
Nascente1 0 36457500 1515060981

Produtores de Minas Gerais solicitaram o curso oferecido pelo SENAR

23 de fevereiro 2017
Por Senar

Diante do agravamento da crise hídrica no Brasil, assegurar água para o consumo humano, animal e para a agricultura em condições adequadas e com periodicidade regular tornou-se um desafio cada vez maior. No município de Águas Formosas, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais, a seca dos últimos anos acendeu o sinal de alerta nos produtores rurais da região.

Preocupados com a escassez de água, eles procuraram o Sindicato dos Produtores Rurais de Águas Formosas e solicitaram o curso de Recuperação e Proteção de Nascentes promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG), que foi realizado entre os dias 13 e 15 de fevereiro, na Fazenda Esperança. O curso teve ainda o apoio da Secretaria da Agricultura do município.

“As nascentes foram secando e deixando a nossa região com falta de água. Até o nosso Rio Pampã, que antes era cheio de cachoeiras e corredeiras, chegou a secar e a cortar em alguns pontos”, explicou o mobilizador Arquimedes Campos de Castro.

“O objetivo do curso foi fazer um trabalho de conscientização dos participantes. O que também fizemos foi sensibilizar os produtores rurais, por meio de ações teóricas e práticas, a respeito da exploração consciente das nascentes dos rios como fonte de qualidade de vida”, explicou o instrutor Rodolfo Sinnis Mota.

As medidas adotadas para a recuperação dos mananciais foram a limpeza e o cercamento da área para evitar a entrada de animais, o reflorestamento do entorno e a intervenção na saída do líquido. “Isso evita o contato direto com pessoas e animais”, afirma o instrutor.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Águas Formosas, Osmane Pinto Júnior, destacou que muitas nascentes eram pouco preservadas e muitas outras estavam poluídas, com lixo, dejetos de animais e com a vegetação do entorno devastada. “Recuperar nascentes é uma forma de dar qualidade de vida às pessoas que vivem nas comunidades rurais. Ensiná-las a preservar é uma forma de educar para que elas mesmas cuidem da água que consomem”.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.sistemafaemg.org.br

Matérias Relacionadas