Logo CNA

Qualificação no agronegócio
212080992533 0 0 890046002015150612001

Primeiro programa de educação formal do SENAR-RS, curso técnico abriu 80 vagas

5 de abril 2016
Por Senar

Responsável por um terço das riquezas do Rio Grande do Sul, o agronegócio passa a contar com um curso para profissionalizar a gestão nas propriedades rurais. O técnico em agronegócio é o primeiro projeto de educação formal do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) e é executado em parceria com a Rede E-Tec Brasil, programa do Ministério da Educação (MEC).

As aulas começaram há menos de um mês, no Sindicato Rural de Cruz Alta. Os 80 selecionados entre 300 candidatos vêm de mais 30 municípios do Rio Grande do Sul, de idades entre 18 e 65 anos. Gratuito e na modalidade semipresencial, o curso disponibiliza 80% das 1.230 horas/aula via internet.

Há necessidade de profissionais técnicos de nível médio no meio rural. E cabe destacar que todos buscam a capacitação, dos jovens até pessoas com mais idade, mas que têm plena capacidade produtiva. destaca Gilmar Tietböhl, superintendente do SENAR-RS.

O currículo trata desde conhecimentos técnicos da propriedade, mercados doméstico e internacional e gerenciamento. De acordo com Tietböhl, gestão da propriedade é o tema fundamental, não apenas do curso, mas das ações do SENAR.

Propriedade bem gerida, bem administrada, aumenta a potencialidade de geração de renda e de melhora na qualidade de vida para quem depende dela afirma Tietböhl, exemplificando que agricultura de precisão faz parte da gestão.

Além das aulas de Educação a Distância (EAD), estão sendo organizadas visitas a propriedades, alinhando o projeto ao programa de assistência técnica desenvolvido pelo SENAR-RS e que é executado há quase dois anos. O executivo do SENAR-RS informa que os técnicos formados neste primeiro curso deverão ser demandados a trabalharem como consultores na área de assistência.

Fonte: Zero Hora

Acesse aqui e veja também a matéria veiculada no Bom Dia Rio Grande desta terça-feira, 5, sobre o curso da Rede e-Tec em Cruz Alta.

Matérias Relacionadas