Logo CNA

Mato Grosso

Sistema Famato marca presença na feira de negócios e tecnologia Parecis Superagro
IMG 1201 scaled

Voltada ao produtor rural, a feira conta com estande que inclui Senar-MT, Imea, Agrihub e Sindicatos Rurais.

12 de abril 2024

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Ascom Senar-MT

A feira de negócios e tecnologia Parecis SuperAgro realizou, na quarta-feira (10/04), a abertura oficial da sua 15° edição, no Parque de Exposições Odenir Ortolan, em Campo Novo do Parecis. O evento ampliou o espaço para expositores, vitrines tecnológicas e visitantes.

Durante a solenidade ,o superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, disse que a instituição estará sempre presente onde existe capacitação e novas tecnologias por ser o braço educacional do Sistema Famato. “Estamos trabalhando para oferecer melhorias e reformulação dos cursos ofertados sempre acompanhando as novas tecnologias de produção. Estamos desenvolvendo várias ações para implementar, a partir de julho deste ano, novos cursos para suprir a necessidade de mão de obra do produtor mato-grossense, especialmente com a chegada de outras tecnologias no campo”, explicou Fidelis.

O diretor administrativo e financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Robson Marques, pontuou o quanto é gratificante participar do evento representando mais de 33 mil produtores rurais por meio do Sistema Famato. A partir dessas feiras e do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis é possível fortalecer o desenvolvimento do setor produtivo, não apenas na região, mas em todo o estado.

“Esta exposição proporciona aos produtores a oportunidade de incorporar tecnologias que impulsionam sua produtividade em futuras safras, promovendo o emprego local. Ao trabalhar em conjunto com essas inovações, eles poderão não apenas aumentar a eficiência, mas também gerar mais oportunidades de emprego em suas propriedades. Essa sinergia entre o homem do campo, o comércio e a indústria não só impulsionará a produtividade, mas também fomentará o desenvolvimento econômico do município e da região como um todo”, complementou Robson.

Voltada ao produtor rural, a feira conta com estande do Sistema Famato que inclui Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Agrihub e Sindicatos Rurais. No espaço estão sendo realizados atendimentos consultivos ao produtor e trabalhador rural. No estande ainda é realizada a Vitrine de Carnes.

O presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis e organizador da Parecis SuperAgro, Bruno Giacomet, falou sobre a importância da parceria com o Sistema Famato e ressaltou que a edição deste ano comemora 15 anos. Ele também falou da programação de 2024 ter dado voz ao debate acerca da agroindústria e novas soluções de logística.

“Existem várias regiões do estado que estão se destacando no agro e o nosso chapadão é uma delas. Nossa responsabilidade é muito grande, além de fazer a nossa parte dentro das fazendas temos que incentivar os projetos públicos para impulsionar o agro”, alertou Bruno. “É urgente pensar em soluções de logística e no que queremos para o agro nos próximos 15 anos”, acrescentou.

No segundo dia Parecis SuperAgro, o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer conduziu o painel “Infraestrutura e os Desafios dos grandes Volumes”, oportunidade em que destacou sobre a logística de desenvolvimento com o olhar para o contexto atual da produção agropecuária de Mato Grosso. De acordo com ele, em 2023 o estado produziu cerca de 100 milhões de toneladas de grãos entre soja, milho e algodão, a estimativa para os próximos 10 anos é que alcance 140 milhões de toneladas produzidas.

Tendo como proposta o “Futuro da Agricultura”, até o último dia serão realizadas rodadas de negócios, lançamento de maquinários e vitrines tecnológicas de áreas de plantio, estandes expositores e uma série de palestras técnicas.

Os 15 anos da feira também foram marcados com a homenagem aos ex-presidentes do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, e que estiveram à frente da organização da feira, com a entrega do troféu Armando Brólio.

PROGRAMAÇÃO

No dia 11 de abril foi realizado o tradicional leilão. Na sexta (12/04), as palestras, “O que você precisa saber para defender o Agro”, com Caio Copolla; “Inovação: um caminho sem volta para o produtor rural”, com Paulo Ozaki e “O poder da Motivação”, com Cristiano Lopes.

Selo

Matérias Relacionadas