Logo CNA

Projeto Campo Futuro levanta custos de produção de café no Espírito Santo
Whats App Image 2020 07 07 at 15 29 10

Painel contou com a participação de produtores rurais do município de Jaguaré

7 de julho 2020
Por CNA

Brasília (06/07/2020) – Técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizaram, na segunda (6), um levantamento de custos de produção do café conilon no município de Jaguaré, no Espírito Santo. A coleta de dados faz parte do Projeto Campo Futuro.

O encontro foi realizado por videoconferência, medida de segurança para evitar o contágio do coronavírus (Covid-19) e contou com a participação de produtores rurais, além do apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faese) e do Sindicato Rural de Jaguaré.

Dados preliminares do painel apontaram uma propriedade modal com área produtiva de 20 hectares, irrigada e semimecanizada. A produtividade média da região, nos últimos 4 anos, é de 65 sacas de café por hectare.

Durante o levantamento, foi constatado o aumento dos custos com irrigação e insumos em relação ao ano passado. Na última safra os insumos tiveram participação de 30% no Custo Operacional Efetivo (COE) e neste ano o percentual subiu para 35%.

De acordo com a assessora técnica da CNA, Raquel Miranda, apesar dos maiores gastos com insumos, a valorização da saca do café conilon foi superior ao aumento dos custos. “Na safra anterior a saca de 60 quilos do tipo 7/8 foi negociada a R$ 250,00. Já na safra atual, o café da mesma qualidade é negociado a R$ 312,00, consequência do fortalecimento da taxa de câmbio frente ao real”.

Segundo Miranda, os dados preliminares indicam que o produtor obteve margem positiva no curto prazo. Entretanto, no longo prazo, ele ainda não consegue cobrir os custos com oportunidade de uso da terra e de capital.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação