Logo CNA

Produtores rurais de várias regiões do Brasil visitam o espaço do Sistema CNA/SENAR/ICNA no 8º Fórum Mundial da Água
Img 6922 1

23 de março 2018
Por CNA

Brasília-DF (23/03/18) – Durante os seis dias do 8º Fórum Mundial da Água, diversos produtores rurais estiveram no Espaço do Sistema CNA/SENAR/ICNA para acompanhar as boas práticas da agricultura e da pecuária brasileira para transformar água em alimentos.



Confira alguns depoimentos:

“Parabenizo a CNA por apresentar o grande papel que o produtor realiza para o desenvolvimento da agricultura irrigada. A água é vital na produção de alimentos. Nós precisamos enxergar a real importância do meio rural porque nós temos todas as condições de fazer o manejo sustentável dos recursos hídricos.” Helvécio Saturnino, produtor rural e Presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem.



“Foi louvável a participação do Sistema CNA. É importante compreender a responsabilidade da agricultura junto ao desenvolvimento sustentável do Brasil em relação ao mundo. A agricultura irrigada, com o suporte dos melhores sistemas de manejo de solo e água, nos permite dizer que estamos dando exemplo da boa gestão territorial.” Paulo Romano, produtor rural em Minas Gerais.


“A criação da Comissão Nacional de Irrigação da CNA foi muito importante porque precisamos de projetos que possibilitem a ampliação da irrigação no Brasil. No oeste da Bahia, por exemplo, temos condições de ampliar 300 a 500 mil hectares a área da agricultura irrigada que hoje são de agricultura de sequeiro.” José Cisino, produtor de grãos no Oeste da Bahia.



“Debater a água na produção de alimentos é muito importante porque a irrigação possibilita o aumento da produtividade na área. É a verticalização da produção, produzindo mais em uma mesma área sem pressionar o meio ambiente abrindo novas áreas.” Guilherme Oliveira, produtor de grãos em Minas Gerais.



“O papel da CNA é de aglutinação. No momento em que vem para o Fórum Mundial da Água, está mostrando nossa agricultura e o que o produtor está fazendo nas diversas áreas de atuação. Isso é um ponto muito positivo. As pessoas que vem do exterior também viram que somos organizados na área rural, além de ter sido importante para os pesquisadores que passaram pelo espaço terem referência de dados e informações do setor.” Celestino Zanella, produtor de grãos do oeste da Bahia.



“Quando você trabalha no campo, a chuva é sempre um fator altamente importante, mas não tem como você controlar a distribuição dela e muitas vezes chove tantos milímetros em um mês e já no outro não chove, daí é um desastre para a agricultura. Porém, quando você tem irrigação, você consegue corrigir a curva hídrica da cultura e consegue maximizar a produção reduzindo o risco do produtor. Por isso precisamos buscar formas de irrigar com menos água, mas irrigar cada vez mais áreas para que a gente possa ter mais segurança na produtividade.” Adriano Varela Galvão, produtor de gado no Distrito Federal.



Gestão eficiente - Os produtores rurais também compartilharam casos de sucesso do uso da irrigação na agricultura. Em sua apresentação, a presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio, mostrou como os produtores de alimentos no Oeste da Bahia são referência na gestão de recursos hídricos.



“Temos uma área de 150 mil hectares irrigados e estamos em busca de novas tecnologias para expandir essa área e otimizar as plantações. Nós produzimos alimentos com competência, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social”, declarou Carminha.

De acordo com o consultor da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Everardo Chartuni, a região se tornou eficiente na agricultura irrigada e hoje apresenta o maior índice de manejo profissional da tecnologia. “Nós temos clima, solo e topografia favoráveis, uma fronteira agrícola consolidada, onde cultivamos diferentes culturas, como soja, milho, algodão, feijão, café e frutas”, disse.



Já no sudoeste paulista, os agricultores investiram na construção de barragens para garantir uma quantidade de água suficiente para irrigar as lavouras. “A região tem bom índice pluviométrico durante o ano, mas, nos pequenos períodos é necessária a complementação da água da chuva e o barramento é fundamental nesse processo”, disse a diretora-executiva da Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (ASPIPP), Priscila Silvério.



Para saber como foi a atuação do Sistema CNA/SENAR/ICNA no 8º Fórum Mundial da Água, acesse: http://www.cnabrasil.org.br/acompanhe-cna-no-8o-forum-mundial-da-agua

Veja aqui a cobertura fotográfica completa do 8º Fórum Mundial da Água

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Wenderson Araújo, Tony Oliveira e Adriano Brito

Telefone: (61) 2109 1419

cnabrasil.org.br

senar.org.br

twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

Matérias Relacionadas