Logo CNA

Produtores rurais catarinenses terão acesso a 355 treinamentos gratuitos
Floristas 1 0 493500002015150609091

São mais de 5 mil vagas no mês de julho em diversas regiões do estado

4 de julho 2017
Por Senar

Mensalmente o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC) promove cursos totalmente gratuitos para os produtores rurais catarinenses. A intenção é oportunizar qualificação no meio rural aprimorando a gestão e garantindo o nível de excelência das propriedades rurais catarinenses, além de elevar a rentabilidade dos produtores.

No mês de julho serão promovidos 355 treinamentos e qualificados aproximadamente 5.680 produtores, trabalhadores e empreendedores rurais em Santa Catarina. Os treinamentos podem ser acessados no site do SENAR/SC ( www.senar.com.br ) com as especificidades de carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.

Capacitações

O Norte do Estado terá nos dias 4 e 5 o curso de floricultura em Irineópolis. Nos dias 5 e 6 o município de Porto União receberá o treinamento em criação de bezerras e novilhas. A capacitação de conservação do solo na fumicultura ocorrerá nos dias 06 e 07 em Canoinhas. O município de Corupá receberá no período de 12 a 14 a qualificação em operação e manutenção no corte de árvores com motosserra. No período de 17 a 20 o curso de inseminação artificial em bovinos será promovido em Campo Alegre. Encerrando o mês de julho e iniciando o de agosto está marcado para os dias 31 e 1º o treinamento de fruticultura – manejo do pomar.

Na região do Vale do Itajaí ocorrerá nos dias 05 e 06 a qualificação em turismo rural – produtos artesanais como recursos turísticos em Guaramirim. Para os dias 10 e 11 está programada a capacitação em primeiros socorros no município de Benedito Novo. Nos dias 11 e 12 a cidade de Rio do Oeste terá o curso de conservação do solo. O treinamento de fluxo de caixa da atividade rural ocorrerá em Petrolândia no dia 13. No período de 14 a 17 será realizado em Jaraguá do Sul o curso de cultivo de plantas medicinais. Nos dias 25 e 26 ocorrerá em Massaranduba a capacitação em olericultura orgânica.

Para a região Sul está programado o treinamento de implantação e manejo de pastagens nos dias 11 e 12 em Angelina. A capacitação de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias está programada para os dias 12 e 13 em Governador Celso Ramos. Os municípios de Balneário Arroio do Silva e Biguaçu receberão, respectivamente, nos dias 13 e 14, os cursos de inclusão digital rural – informática básica e meliponicultura. Nos dias 20 e 21 o município de Palhoça terá o treinamento em confeitaria e, no mesmo, período Jaguaruna contará com o de cultivo hidropônico de hortaliças.

Na região da Serra Catarinense será promovida a capacitação em artesanato em tear com lã de ovelha em Campo Belo do Sul no período de 06 a 11. O município de Alfredo Wagner terá no período de 10 a 12 o curso de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas. Nos dias 11 e 12 será realizado em Correia Pinto a qualificação em derivados do leite. Lages receberá nos dias 13 e 14 o treinamento em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias. Nos dias 18 e 19 será desenvolvido em Bom Retiro a capacitação em casqueamento e ferrageamento de equídeos. Nos dias 25 e 26 ocorrerá em Anita Garibaldi a qualificação em aproveitamento integral de alimentos.

Para a região do Meio Oeste está programado o curso de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos no período de 5 a 7 em Caçador. Nos dias 10 e 11 o município de Treze Tilias receberá o treinamento em processamento de carne suína. A qualificação de bordados em chinelos será realizada em Herval do Oeste nos dias 11 e 12. A cidade de Abdon Batista terá nos dias 18 e 19 a capacitação em beneficiamento e conservação de pescado. Nos dias 20 e 21 ocorrerá em Calmon o curso de organização da propriedade rural – programa 5S. A qualificação em operação e manutenção de motosserra no corte de árvores será realizado em Campos Novos no período de 24 a 26.

Entre os treinamentos programados para a região Oeste está o de reflorestamento nos dias 10 e 11 em Abelardo Luz. No período de 12 a 14 ocorrerá em Ipumirim a capacitação em operação e manutenção de motosserras no corte de árvores. No período de 13 a 16 o município de Faxinal dos Guedes terá o programa empreendedor rural. A qualificação em conservas de frutas, hortaliças e temperos será realizada em Abelardo Luz nos dias 18 e 19. O município de Concórdia terá o curso de emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural. Nos dias 25 e 26 Coronel Freitas receberá a capacitação em criação de bezerras e novilhas.

Na região Extremo Oeste será promovida a qualificação em aumento da produtividade do mel nos dias 04 e 05 em Palmitos. Nos dias 06 e 07 ocorrerá em São Carlos o curso de criação de abelha rainha. O treinamento de produção caseira de massas para congelamento será desenvolvido nos dias 10 e 11 em Palma Sola. No dia 11 o município de Itapiranga terá a capacitação em emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA). Nos dias 11 e 12 acontece a qualificação em operação e manutenção de ordenhadeiras na cidade de Riqueza e o município de Jupiá terá nos dias 20 e 21 o curso de jardineiro.

Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
www.senar.com.br