Logo CNA

Rio Grande do Norte

SENAR-RN entrega mudas do Projeto Onda Verde no Sertão para produtores rurais
120563671 3094495570680032 967621081684384904 o

2 de outubro 2020

O SENAR-RN e o Sindicato dos Produtores Rurais de Lajes entregaram, nesta quinta-feira (01), em média 400 mudas de Moringa, Leucena e Gliricídia para produtores rurais do município de Lajes. A entrega das mudas faz parte da primeira fase do Projeto Uma Onda Verde no Sertão, que produzirá cerca de 6.400 mudas nativas e frutíferas a cada dois meses.

O objetivo é tornar o processo de produção de mudas sustentáveis. O Uma Onda Verde ainda beneficia produtores de Lajes e região com orientações sobre a importância das plantas nativas do semiárido, assim como mudas de frutíferas, forrageiras e plantas medicinais. “A implantação da unidade demonstrativa de casa de vegetação conscientiza produtores sobre a importância das plantas nativas e produzir e doar mudas nativas da região Semiárida, como frutíferas, forrageiras, medicinais”, disse o agrônomo responsável pelo projeto, Vianney Reinaldo.

“Não é um projeto só de Lajes, é da região, serão quase 40 mil mudas por ano, estamos começando agora esse projeto com a distribuição das primeiras mudas que são de espécies muito usadas na região, disse César Militão, presidente do Sindicato Rural dos Produtores Rurais de Lajes”

A produtora Sueli Gomes recebeu muda das plantas Moringa e Gliricídia, a produtora considerou relevante a ação do Senar-RN “Recebi qualificação sobre a produção de mudas e tenho bons projetos para começar minha produção de mudas”, disse. Já o produtor rural Oziel Almeida enfatizou que “muitos produtores tem que ir a outras cidades para comprar mudas, esse projeto é importante porque foi construído para os produtores da nossa região”.

O Onda Verde no Sertão irá beneficiar 1.400 produtores de Lajes e região que já recebem orientações sobre a importância das plantas nativas do semiárido, assim como mudas de frutíferas, forrageiras e plantas medicinais. As orientações e doações ocorrem na unidade demonstrativa da casa de vegetação, com dimensões de com 21 metros de comprimentos por 16 metros de largura, totalizando 336 metros quadrados, e com potencial de produção de 6.400 mudas a cada 60 dias, sendo 38.400 mudas/ano.