Logo CNA

Presidente da CNA, ministros e Federações do Nordeste debatem demandas da região
Whats App Image 2020 06 18 at 19 45 23

Reunião por videoconferência ocorreu na quinta (18)

18 de junho 2020
Por CNA

Brasília (18/06/2020) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e presidentes de Federações da Agricultura e Pecuária do Nordeste participaram de uma videoconferência para debater as principais demandas da região na quinta (18).

O encontro foi organizado pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (Faepi), deputado federal Júlio César Lima. Entre os convidados também estavam a ministra da Agricultura, Tereza Cristina; o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; e o secretário especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia, Esteves Colnago Junior.

A reunião discutiu a importância de órgãos estruturantes para o desenvolvimento regional, como a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Banco do Nordeste.

“O Nordeste tem que ter tratamento diferenciado porque é diferente. Mas o problema não é só colocar recursos. Essas instituições foram criadas há muito tempo e hoje temos outra realidade. Temos que reinventá-las”, afirmou João Martins.

O presidente da CNA também destacou a relevância do programa AgroNordeste para o apoio e crescimento da região. A iniciativa, liderada pelo Ministério da Agricultura, contará com a parceria do Sistema CNA/Senar na oferta de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

“Criamos e incentivamos esse programa para o surgimento de nova classe média rural. Sem isso, continuaremos com essa desigualdade”.

Tereza Cristina reforçou a relevância do AgroNordeste e garantiu que as ações deverão “deslanchar” no segundo semestre desse ano. Para ela é preciso incentivar o plano nacional de irrigação, ampliar a oferta de crédito e facilitar o acesso aos fundos de desenvolvimento.

“Eu vejo o Nordeste como um grande desafio, mas também com um potencial enorme e inexplorado. Pela localização que tem e pela importância que representará para o Brasil no fornecimento de alimentos para o mundo. Precisamos focar, ver quais são as demandas mais urgentes junto às Federações e ter um trabalho dirigido”, disse ela.

Infraestrutura - A conclusão da Transnordestina, a transposição do Rio São Francisco e a pavimentação da BR-020 foram outros temas da reunião, assim como a renegociação dos débitos dos agricultores do Nordeste.

Para Júlio César Lima, o encontro demonstra o comprometimento dos ministros com as causas nordestinas. Na próxima semana, ele e a ministra Tereza Cristina deverão se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar da prorrogação da lei de renegociação das dívidas dos produtores da região.

“Além disso, pretendemos recriar o Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor) e criar uma linha de crédito em função da instabilidade climática da região”, declarou.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, concorda com a necessidade de modernização da estrutura e atuação dos órgãos. Ele ressalta, ainda, a importância da elaboração de projetos de qualidade para a obtenção dos recursos disponíveis.

“São assuntos extremamente importantes para a região e que precisam ser tirados das gavetas. Esse diálogo é importante para sabermos onde as políticas públicas precisam chegar e termos mais ações proativas, que alcancem realmente a ponta”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas