Logo CNA

Presença feminina é destaque no curso de equitação em Araçuaí
20171212160337 fileid patrick no 1ocavalo naiarano 3ocavalo e patricia no ultimo cavalo 0 05735800 1515060777

Alunos aprenderam técnicas de aproximação, contenção, higienização do animal e procedimentos para arrear, montar, desmontar e cavalgar

13 de dezembro 2017
Por Senar

Quem pensa que para montar um cavalo é preciso ser forte, e que isso é coisa para homem, está iludido. No curso de Equitação do SENAR Minas promovido no Parque de Exposições de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, Patrícia Vieira Magalhães e Naiara Jardim Santos provaram que as mulheres podem também estar no comando das rédeas.

Além das duas mulheres, foram certificados mais nove cavaleiros.

“O mais importante é tratar bem o animal e ganhar a confiança dele. Isso é feito com técnicas de limpeza, higiene e principalmente com carinho, respeito e paciência”, ressaltou Patrícia, ao falar que sempre admirou a maneira que seu namorado lida com os animais. “Com o curso aprendi a preparar o cavalo para receber os comandos e agora as cavalgadas que me aguardem”, divertiu-se a aluna, namorada de um ex-aluno do curso de Equitação do SENAR.

Segundo o participante Patrick Souza Luiz, filho de produtor rural, o curso foi essencial para a garantia da boa relação entre cavalo e cavaleiro. Ele, que já monta há alguns anos, revelou ter aprendido muito com as aulas. “Eu achava que fazia certo, mas agora descobri que estava errado. Daqui pra frente terei cuidado com higiene, a encilha, barrigueira e até com minha postura sob o animal”, disse. Ele ainda elogiou o desempenho das duas colegas durante as aulas. “No início cheguei a pensar que não dariam conta, mas, com as técnicas e, principalmente, o jeito carinhoso e paciente de lidar com o grupo e com os cavalos, elas ganharam o respeito de todos”.

Visando o conforto e bem estar entre os participantes e seus cavalos, o curso abordou também noções sobre os equipamentos de equitação, indumentária e capacidade de relacionamento e de adaptação do cavaleiro. “Trabalhar com essa turma foi muito especial. Essa é a primeira vez que treino mulheres no curso de equitação aqui na região”, revelou o instrutor Paulo César.

Ainda de acordo com o instrutor, os participantes se mostraram com muita vontade de aprender. Ele disse que foi uma turma esforçada e bem equilibrada, onde homens e mulheres trocaram experiências e conhecimentos.

Assessoria de Comunicação SENAR/MG

Matérias Relacionadas