Paraná
Notícias
Prazo para atualizar o rebanho começa no dia 1º de maio
Campanha de atualização de rebanhos do Paraná vai até 30 de junho. Cadastro é obrigatório para os produtores com animais de produção
Por: Comunicação Sistema Faep/Senar-PR
Fonte: Comunicação Sistema Faep/Senar-PR
O prazo para atualizar os rebanhos no Paraná começa neste dia 1º de maio. O cadastro é obrigatório para os produtores rurais que tenham animais de produção, de qualquer espécie (de abelhas a bovinos). Quem não cumprir com o trâmite até 30 de junho fica impedido de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA).
O governo do Estado disponibiliza três formas para atualização de rebanhos. Uma delas é pelo aplicativo Paraná Agro, disponível para Android e iPhone. Outra possibilidade de cumprir com a obrigação é pelo site da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) . Também é possível fornecer os dados necessários de forma presencial, em uma das unidades da Adapar, cujos endereços também estão disponíveis no site da agência.
De acordo com dados da Seab, existem 155 mil propriedades rurais no Paraná, com 192 explorações pecuárias (há propriedades com mais de uma atividade). As principais espécies são bovinos (8,6 milhões de cabeças), suínos (7 milhões de cabeças), e equínos (240 mil). Os frangos também são destaque, estando presentes em 20 mil aviários.
Substituição à vacina da aftosa
Desde que foi
reconhecido internacionalmente como Área Livre de Febre Aftosa sem vacinação
, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o cadastramento de rebanho passou a ser obrigatório. “Todos nós, dos setores privado e público, firmamos um compromisso, perante o mundo, de que temos uma sanidade do mais alto nível. Precisamos manter nossos dados atualizados, demonstrando que construímos um sistema sanitário robusto nas últimas décadas e também mantemos essa estrutura”, enfatiza o presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette.
Segundo o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, o reconhecimento da OIE foi uma conquista que intensificou o trabalho dos profissionais da entidade e que agora precisa dedicar esforços para manter o novo status sanitário. “Estamos ainda mais vigilantes, cuidando com muita atenção das fronteiras e das divisas do Estado e precisamos desse auxílio dos produtores para que nos forneçam os dados e juntos consigamos manter o status do Paraná”, convocou Martins.
Serviço
Para fazer a Atualização do Rebanho, use uma das formas abaixo.
- Aplicativo Paraná Agro:
Android
Site da Adapar:
https://www.adapar.pr.gov.br/