Logo CNA

Goiás

O que esperar do mercado agrícola em 2020?

17 de setembro 2019

O 'Perspectivas para o Setor Agrícola 2020 - Gestão de Mercado', reuniu mais de 200 pessoas interessadas principalmente em informações para o planejamento da próxima safra. Essa atitude é a grande diferença no resultado final destacou, Renato Cochon coordenador do Núcleo Econômico da CNA. Veja a entrevista:

A primeira parte do evento foi sobre Ferramentas Para a Gestão de Risco-Resultados da Assistência Técnica e Gerencial no Setor Agrícola. O coordenador técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás ( Ifag), Fernando Borges, entre os resultados positivos, destacou o Programa Senar Mais. “Nos últimos três anos, 5.800 produtores passaram pelo programa. Fizemos diagnóstico, planejamento e acompanhamos os resultados. Atualmente Goiás é o estado que tem o maior número de propriedades assistidas pelo Senar em todo o país”.

Logo em seguida Wanderson Portugal do SEBRAE e Vinicios Pissolato, da AEAGRO- empresa de Software Agrícola, participaram de uma mesa redonda mediada pelo Superintende Do Senar Goiás Dirceu Borges.

“A gente busca trazer para os nossos produtores rurais, o maior número de informações, de dados do mundo sobre a economia para que ele consiga ter controle dos custos na ponta da caneta, minimizar os riscos dentro da sua lavoura do seu negócio e consequentemente consiga aumentar o lucro dentro da sua atividade”, pontuou Dirceu.

A segunda parte do evento foi marcada pela palestra de Ênio Fernandes, consultor da Terra Agronegócios. Ele fez um panorama das maiores economias do mundo e fez uma leitura do mercado voltado principalmente para grãos. “Quem vai ser a maior potência mundial daqui há 30 anos? Isso mexe com as commodities (soja/ milho). Se a gente (Brasil) vai dar certo? Não sabemos. Mas sabemos que temos mais chances se acompanharmos as evoluções tecnológicas e mantermos competitivos. Esse ano é o ano de proteger margem, tanto pra safrinha de 2020, pra segunda safra”.

Na sequência foi realizada mais uma rodada de perguntas com a participação do presidente da Aprosoja Bartolomeu Braz, Enio Fernandes e Renato Conchon.

Os Novos Acordos Comerciais e Seus Impactos para a Economia Brasileira em 2020 foram tratados na palestra de Marcos Prado Troyjo, secretário especial de comércio exterior e assuntos internacionais do ministério da economia. Veja mais no vídeo:

O presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado federal José Mário Schreiner, falou da importância da realização do evento. “Hoje estamos aprimorando os debates para 2020. Estamos discutindo periodicamente com os produtores sobre suas produções. Temos a abertura do mercado internacional através da ministra Tereza Cristina. Mas é importante destacarmos também a irrigação, aqui mais perto da gente. Temos que buscar uma solução duradoura porque a crise hídrica já é recorrente e interfere anualmente no trabalho e renda dos nossos produtores”.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destacou o evento como um marco importante para o fortalecimento do setor. “Goiás bateu recorde da safra 2018/2019. Isso representa a força dos nossos produtores. Precisamos visualizar o que temos pela frente. Essa é a oportunidade de diversificarmos o setor agropecuário. Todos de mãos dadas contribuindo para alavancar o setor”.

Wanderson Portugal Melo, diretor técnico do Sebrae reforçou que empreendedor é aquele que busca informação. “O Sebrae e o Senar são gêmeos siameses nas parcerias. Estamos trazendo informações para que o produtor tome decisões. O produtor usa tecnologia muito mais do que pensamos. Dentro da porteira ele faz a diferença”.

O evento foi encerrado com mais uma rodada de perguntas e respostas aos palestrantes.

Foto: Fredox carvalho
Caroline Santana
Comunicação Sistema Faeg/Senar