Logo CNA

São Paulo

Município de Cruzeiro se torna referência na integração entre meio ambiente e produção agrícola
04 2023 Meio Ambiente SR Cruzeiro 26abr23 BANNER

Ações do Sindicato Rural e capacitações do Senar-SP contribuem com restauração e conservação florestal para o aumento de produtividade nas lavouras

26 de abril 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

Agricultura e preservação do meio ambiente estão cada vez mais relacionados. Não apenas pelos benefícios da manutenção do ecossistema, mas também pelas vantagens dessa preservação para a produtividade agrícola. Devido ao trabalho estratégico do Sindicato Rural de Cruzeiro e à participação dos produtores locais, junto à prefeitura, o município se tornou referência na restauração de ecossistemas e na integração entre meio ambiente e produção agrícola.

Para apoiar o trabalho do sindicato, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP) tem realizado palestras e capacitações para os agricultores da região. O último encontro foi realizado no início do mês de março. "A preservação da vegetação de modo contínuo é imprescindível não só para a preservação do meio ambiente, mas para a saúde do solo e o aumento da produtividade das lavouras. O sindicato de Cruzeiro tem realizado um trabalho incrível, desmistificando qualquer ‘perda’ de área de plantio pela restauração de áreas de proteção ambiental e fortalecendo o ganho ao impedir degradação dessas áreas, como o aumento de disponibilidade hídrica, com controle dos processos erosivos", destaca Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP.

Como resultado, a integração entre preservação ambiental e cadeia produtiva proporciona uma maior fertilidade do solo e a sustentabilidade da produção agrícola. "Graças ao engajamento dos proprietários rurais, estamos conseguindo realizar a recuperação da vegetação nativa, alterando a paisagem da região e constituindo um elo importante entre governos, outras instituições ambientais e proprietários rurais locais", ressalta Wander Bastos, presidente do Sindicato Rural e secretário do Meio Ambiente de Cruzeiro.

Para Bastos, capacitações como as que são realizadas pelo SENAR-SP têm sido fundamentais para a adequação ambiental e ganho de produtividade nas lavouras de pequenos e médios agricultores. “Propomos ao proprietário rural a adequação e restauração de nascentes e matas ciliares, conforme prevê a Lei Ambiental. Com o tempo, mostramos como melhorar a drenagem das áreas, o que está aumentando a eficiência da produção", diz.

Fabiano Haddad Collard, engenheiro agrônomo responsável pelos projetos ambientais do Sindicato Rural de Cruzeiro, conta como busca integrar a preservação dos ecossistemas e a cadeia produtiva. “Sempre estivemos atentos às questões ambientais e buscamos ações positivas para transmitir aos proprietários rurais, que estão na ponta. Sabemos que cuidar dos recursos naturais é fundamental para a sobrevivência da atividade agropecuária a longo prazo”, aponta.

São vários os cursos do SENAR-SP relacionados ao tema, como: Administração rural - Outorga para uso ou interferência nos recursos hídricos; Boas práticas de uso e conservação da água nas propriedades rurais; Florestamento – Coleta de sementes de árvores nativas; Nutrição Biológica; dentre outros. Conheça toda a grade de cursos acessando https://faespsenar.com.br/cursos/ e informe-se também no sindicato rural de sua região.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas